PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág. 1)
Mauro Gomes Aranha de Lima - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 4)
Rubens Belfort Jr.


CRÔNICA (pág. 10)
Mariana Kalil


SINTONIA (pág. 12)
Tempos Líquidos


ESPECIAL (pág. 16)
Agrotóxicos


EM FOCO (pág. 22)
Sarcopenia


CONJUNTURA (pág. 26)
O maior de todos os vazios


GIRAMUNDO (pág. 30)
Arte, genética e ciência


PONTO COM (Pág. 32)
Mundo digital & tecnologia científica


HISTÓRIA DA MEDICINA (pág. 34)
Freud, Sherlock Holmes e Coca-cola


CULTURA (pág. 38)
A escola que revolucionou o design e a arquitetura


TURISMO (pág. 42)
Dubrovnik, a pérola do Adriático


MÉDICOS QUE ESCREVEM (pág. 46)
Música barroca e psicanálise


FOTOPOESIA (pág. 48)
Como nossos pais


GALERIA DE FOTOS


Edição 79 - Abril/Maio/Junho de 2017

HISTÓRIA DA MEDICINA (pág. 34)

Freud, Sherlock Holmes e Coca-cola

O que esses ícones do século 20 têm em comum?

José Marques Filho*

A Coca Cola, o médico Sigmund Schlomo Freud (1856-1939) e o personagem Sherlock Holmes são ícones do século 20, conhecidos em quase todo o mundo. O famoso detetive, personagem criado pelo médico sir Arthur Conan Doyle, tem seu espaço reservado entre leitores de romances policiais. A história de Freud e da Coca-Cola é recheada de mistérios, lendas e mitos que alimentam textos jornalísticos, fantasias e, até mesmo, a literatura médica e a de marketing. Já o famoso detetive virou ícone midiático por meio de filmes e de inovações publicitárias, como o pocket book.

Mas qual a possível relação entre esses ícones da ciência, da área de propaganda e marketing e da literatura? A resposta é simples: outro ícone do século 20, o fármaco/veneno cocaína.

Não pode ser apenas coincidência que o farmacêutico John Styth Pemberton, de Atlanta, nos Estados Unidos – tentando criar uma medicação para cefaleia em seu tosco laboratório de fundo de quintal –, tenha produzido um xarope caramelado à base de folhas de coca, noz de cola e álcool, em 1884, exatamente no mesmo ano do primeiro artigo sobre cocaína publicado por Freud.

Também não deve ser coincidência quando o escritor e estudante de Medicina, Conan Doyle, publicou o famoso primeiro episódio de Sherlock Holmes – Um estudo em vermelho –, em 1887, no qual, entre outras características, o detetive apresenta quadro típico de dependência de cocaína.

Seria ousadia demais imaginarmos que tampouco foi só por coincidência que o escritor escocês, Robert Louis Stevenson, publicasse
seu famoso livro The strange case of dr. Jekyll and Mr. Hide (O médico e o monstro), em 1886, apenas dois anos depois? Stevenson retrata a figura do médico inteligente e cativante que busca uma grande descoberta; isola-se em seu laboratório e descobre uma droga que se autoadministra.

Por essa época, a literatura médica estava repleta de artigos escritos por pesquisadores médicos na busca de fármacos que fossem estimulantes do sistema nervoso central, para tratar diversas doenças, principalmente a melancolia. 

Vale aqui destacar os méritos, o pioneirismo e a genialidade do nosso Machado de Assis, descrevendo a busca incessante da panaceia universal como o “Emplasto Brás Cubas” – “um emplasto anti-hipocondríaco destinado a aliviar nossa melancólica humanidade” (Memórias Póstumas de Brás Cubas, 1981).

Outro personagem machadiano, dr. Simão Bacamarte, em “tempos remotos”, em Itaguaí (RJ), fez de tudo para “estudar profundamente a loucura, os seus diversos graus, classificar-lhe os casos, descobrir enfim a causa do fenômeno e o remédio universal” (O alienista, 1882).

A saga

Pemberton baseou-se em um fortificante consumido na Córsega, França, à base de macerado de folhas de coca e vinho Bordeaux (Vin Mariani). Denominou seu xarope de Pemberton’s French Wine Coca, desceu a rua de sua casa e deixou-o na Jacob’s Pharmacy para ser comercializado. O dr. Pemberton dizia que aquele fortificante “curava todos os males da alma e do corpo”.

Conta a lenda que um freguês do estabelecimento reclamou de dores difusas, e o atendente colocou no copo uma porção do xarope de Pemberton e, inadvertidamente, completou-o com água carbonada, em vez de água comum. Comenta-se que o freguês deixou o estabelecimento já sem dor. A partir daí a lenda da Coca-Cola só cresceu.

O guarda-livros de Pemberton, Frank Robinson, tornou-se sócio no empreendimento. Sugeriu o nome Coca-Cola, juntando os dois ingredientes fundamentais do produto, e desenhou, no estilo cursivo, com sua própria caligrafia, a logotipia que até hoje compõe a logomarca do produto. Foi o pioneiro da vitoriosa e paradigmática história de marketing do famoso refrigerante.  Providenciou para que, já em 1886, aparecesse nos jornais a propaganda da Coca-Cola com a famosa frase: Cola-Cola Delicious!

Em 1891, o dr. Pemberton, por motivo de saúde, vendeu sua famosa fórmula e sua pequena empresa (que lhe dava mais prejuízo que lucro) para outro farmacêutico e empreendedor genial, Asa Griggs Candler, que logo em seguida criou a The Coca-Cola Company. A partir daí, a empresa não parou mais de crescer e dar lucro.

Freud

Quando jovem e em início de carreira, Freud era um pesquisador bastante dedicado e sonhava realizar uma grande descoberta. Após algumas pesquisas frustradas, deparou-se com textos sobre um alcaloide quase desconhecido – cocaína –, com potencial para ser a sua “grande descoberta”. Procurou estudá-lo e iniciou diversas experiências com ele, em si mesmo, em alguns amigos e em pacientes.

Escreveu uma cuidadosa monografia sobre a cocaína, em 1884, descrevendo sua história, seus efeitos e possíveis usos terapêuticos. Publicou, posteriormente, mais dois artigos, nos quais discute o grande potencial da cocaína para o tratamento como estimulante do sistema nervoso central. Indicou também a droga como terapia para pacientes dependentes de morfina, como ele mesmo. Dois episódios ficaram famosos. A descrição da cocaína, por um de seus discípulos, como um efetivo anestésico local, e a morte, por dependência de cocaína, de seu amigo Ernst Fleischl-Marxow.

Ao mesmo tempo em que se difundiam os conhecimentos sobre a cocaína, apareciam relatos dos variados efeitos colaterais e, principalmente, o alto grau de dependência química que causava. Freud conseguiu abandonar sua dependência após 10 anos de uso do alcaloide.


Sherlock

Já no primeiro livro de Conan Doyle, o dr. Watson – personagem que alguns autores consideram ser um alter ego do autor – apresenta algumas peculiaridades de Sherlock Holmes, como a prática de artes marciais: boxe, esgrima de armas brancas e bastão. Relata também sua aparência: “muito alto, possui mais de um metro e oitenta, extremamente magro, pálido, nariz fino. Dependendo do enigma do caso em que estiver envolvido, passa horas fumando cachimbo. Faz uso habitual de cocaína em protesto à monotonia. Diz-se que é um exímio violinista”.

A descrição do uso de cocaína por Sherlock aparece no segundo livro publicado – O signo dos quatro: “Sherlock Holmes tomou o frasco que estava sobre a borda da lareira e, abrindo um elegante estojo de marroquim, tirou sua seringa hipodérmica. Com os dedos longos, brancos e nervosos, ajustou a agulha delgada e arregaçou o punho esquerdo da camisa. Durante um momento pousou o olhar no pulso e no antebraço vigoroso, pontilhado de inúmeras picadas”.

É importante notar que embora a cocaína fosse uma droga legalizada durante a época vitoriana, o dr. Watson desaprovava seu uso. Esse fato demonstra que Conan Doyle acompanhava a literatura médica a respeito da dependência física e psíquica descrita em relação ao seu uso. Aliás, alguns autores afirmam que Doyle era dependente do alcaloide.

As experiências do pai da psicanálise com a cocaína colocaram em destaque, segundo Gurfinkel, em sua tese de doutorado, quatro importantes elementos na história da Medicina: o surgimento de um Freud psiquiatra e farmacologista, o advento da adicção como objeto de investigação, o modelo da autoadministração como método de pesquisa e a crença e abandono de um projeto de “cura milagrosa”.

Até quando foi utilizado o macerado de folhas de coca no famoso refrigerante? Ninguém sabe, mas seguramente foi utilizado apenas nos primeiros anos de comercialização do refrigerante.

 

Referências
Cesarotto O. Um affair freudiano: os escritos de Freud sobre a cocaína. São Paulo: Iluminuras, 1989.
Freitas LAP. Freud e Machado de Assis: uma interseção entre a psicanálise e literatura. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2001.
Gurfinkel D. O episódio de Freud com a cocaína: o médico e o monstro. Revista Latinoamericana de psicopatologia Fundamental 2008;11(3):420-436.
Gyveryoung-Witzer G, Witzel MK. A borbulhante história da Coca-Cola. Ribeirão Preto (SP): Novo Conceito, 2008.
Doyle AC. O signo dos quatro. São Paulo – Porto Alegre: Coleção L&PM, 2008.

 

*Reumatologista e doutor em Bioética

 

 


Este conteúdo teve 127 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 308 usuários on-line - 127
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.