Busca:

Palavra-chave:

TODOS OS SAÚDE EM PAUTA

ÚLTIMOS SAÚDE EM PAUTA

  • 07-04-2022
    Qualidade de vida
    Dia Mundial da Saúde comemora 74 anos de existência
  • 10-08-2021
    Agosto Dourado
    Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo
  • 04-02-2020
    Dia Mundial do Câncer
    Saiba quais são as estimativas da doença para 2025 e conheça formas diárias de prevenção
  • 26-07-2019
    Evento
    Fórum discutirá complicações dos procedimentos médicos injetáveis na Dermatologia e Cirurgia Plástica

Saúde em pauta



29 de agosto


Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta a população sobre os malefícios do tabagismo

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, matando cerca de 4,9 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem todo ano em decorrência do fumo, sendo um grande problema de saúde pública.

Visando a diminuição deste quadro, conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro, foi instituído, no país, 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 1986, pela Lei nº 7.488.

Para se ter a ideia dos malefícios que o uso do tabaco por provocar, somente na fumaça deste produto encontram-se mais de 4.700 substâncias tóxicas, como o alcatrão e a nicotina, sendo algumas cancerígenas. Além disso, o tabagismo pode desencadear cerca de 50 problemas de saúde, como o infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, de traquéia e de brônquio, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, hipertensão e diabetes. Noventa por cento das pessoas que possuem câncer de pulmão, por exemplo, apresentam o fumo como o principal fator responsável. 

Com o estabelecimento da Lei Antifumo (Lei nº 12.546/11), foi proibido o ato de fumar em ambientes coletivos, públicos ou privados, o que diminui a probabilidade de haver fumantes passivos. Estes também estão em risco, podendo desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma a pneumonia. 

A boa notícia é que o corpo pode recuperar-se dos danos causados pelo fumo: após um ano sem fumar, os riscos já podem começar a decrescer. 

Atualmente, o SUS - Sistema Único de Saúde conta com 2,3 mil unidades credenciadas para o tratamento do tabagismo em mais de mil municípios em todo o país. O Programa Nacional de Controle do Tabagismo, criado em parceria com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), é destinado a quem quer parar de fumar, oferecendo acompanhamento do paciente por profissionais da saúde e oferta de medicamentos. Saiba mais aqui 




CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 359 usuários on-line - 76
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.