Boletim Especial Covid-19

CREMESP - BOLETIM ESPECIAL COVID-19 CREMESP - BOLETIM ESPECIAL COVID-19 PÁGINA 2 PÁGINA 3 Cremesp determinou a fiscalização de 37 serviços de saúde do Es- tado de São Paulo para vistoriar os fluxos, proce- dimentos e equipamentos de segurança, além das estruturas de atendimen- to dos casos suspeitos e confirmados de covid-19, entre outros aspectos. Das 37 solicitadas, 13 já tinham concluído relatório de vis- torias – realizadas entre 23 de março e 22 abril, na Capital paulista, Baixada Santista, Campinas, Franca, Sorocaba e Barueri – que apontaram como principais problemas os seguintes: - Falta de triagem especial, separada dos demais serviços, para atendimento dos casos; - Profissional de triagem com equipamento de proteção individual (EPI) incompleto; - Elevado tempo de espera para os resultados de testes; Fiscalizações constatam falhas em serviços de saúde do Estado Cremesp solicitou es- clarecimentos ao Mi- nistério da Saúde e posicio- namento ao Conselho Fede- ral de Medicina (CFM) sobre a Portaria 639/2020 que ins- tituiu o cadastro obrigatório de médicos, devido à pan- demia de covid-19, sob pena de “serem reportados a seus Conselhos profissionais”. Em artigo no jornal O Estado de São Paulo , em 6 de abril, a presidente do Cremesp, Ire- ne Abramovich, ressalta que a medida é despropositada e nada acrescenta à boa práti- ca médica e à segurança da população. Ela destacou que Portaria do Ministério da Saúde é despropositada e inócua os profissionais que aten- dem na rede pública há anos enfrentam adversidades. “Os médicos brasileiros vêm demonstrando bravura no enfrentamento da pan- demia de covid-19, não dei- xando de arriscar suas pró- prias vidas para atender à população (...). Muitas vezes o fazendo sem os devidos equipamentos de proteção individual (EPI), os quais o poder público não consegue fornecer adequadamente...”. (Leia o artigo no endere- ço: http://www.multclipp. com.br/verNoticia.aspx?- c=0&n=38750520&e=705). O O CONSELHEIROS Altino Pinto, Angelo Vattimo, Camila Cazerta de Paula Eduardo, Chien Yin Lan, Christina Hajaj Gonzalez, Cynthia Dantas Kurati, Daniel Kishi, Edoardo Fi- lippo de Queiroz Vattimo, Eliane Aboud, Everaldo Porto Cunha, Fernando José Gatto Ribeiro de Oliveira, Flavia Amado Bassanezi, Flávia Bellentani Casseb, Francisco Carlos Quevedo. Henrique Liberato Salvador, Irene Abramovich, Joaquim Francisco Almeida Claro, José Gonzalez, Juliana Takiguti Toma, Julio César Zorzin, Lucio Tadeu Figuei- redo, Lyane Gomes de Matos Teixeira Cardoso Alves, Marcello Scattolini, Ma- ria Alice Saccani Scardoelli, Maria Ca- mila Lunardi, Mário Antonio Martinez Filho, Mario Cezar Pires, Mario Jorge Tsuchiya, Mario Mosca Neto, Mirna Yae Yassuda Tamura, Mônica Yasmin Pinto Corrado, Paula Yoshimura Coelho, Pau- lo Tadeu Falanghe, Pedro Sinkevicius Neto, Regina Maria Marquezini Cham- mes, Rodrigo Costa Aloe, Rodrigo Lancelote Alberto, Rodrigo Souto de Carvalho, Silvio Sozinho Pereira, Ta- tiana Regina Criscuolo, Thiago Willian Gonçalves, Wagmar Barbosa de Souza. DIRETORIA Presidente: Irene Abramovich; 1° se- cretário: Angelo Vattimo; 2ª secretária: Maria Alice Saccani Scardoelli; 1ª te- soureira: Christina Hajaj Gonzalez; 2° tesoureiro: Lucio Tadeu Figueiredo; Cor- regedor: Rodrigo Costa Aloe; Vice-cor- regedor: José Gonzalez; Departamento de Comunicação: Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo; Departamento Jurídico: Lyane Gomes de Matos Teixeira Cardoso Alves; Delegacias Metropolitanas: Pedro Sinkevicius Neto; Delegacias do Interior: Daniel Kishi; Departamento de Fiscaliza- ção: Flavia Amado Bassanezi. CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO CAT – Central de Atendimento Telefônico: (11) 4349-9900. Atendimento na sede: rua Frei Caneca, 1.282 – Consolação (das 9h às 18 horas). Departamento de Comunicação: asc@ cremesp.org.br Impressão: Gráfica Plural. Tira- gem: 155 mil exemplares. Certificado no escopo: atendimento, na Sede e na Dele- gacia da Vila Mariana, pertinente à prestação de serviços cartoriais de registros de profissionais e de empresas. Cremesp mantém atendimento presencial para serviços essenciais O Cremesp readequou suas atividades para salvaguardar a segurança de funcionários, médicos e outras pessoas que fre- quentam suas unidades, mas manteve funcionante o atendimento presencial de serviços essenciais. A de- cisão evita a desassistência aos médicos, neste momen- to crucial à saúde pública. A equipe atua com distan- ciamento físico, equipamen- tos de proteção individual e, após cada atendimento, é feita uma higienização no lo- cal. Um sistema de telecon- ferência vem possibilitando reuniões de conselheiros, em que são discutidas estra- tégias frente à pandemia. Durante a fase de reade- quação, o serviço presencial inicialmente se restringiu à viabilização do exercício da Medicina, sendo aceitas so- licitações de novos registros de profissionais e de em- presas, além da retirada de documentos para estes fins. Do dia 23 de março a 23 de abril, foram liberados 5.065 documentos, entre cartei- ras profissionais, cédulas e diplomas. Foram realizadas 565 inscrições de médicos, das quais 310 eram transfe- rência de outros Estados; e efetuados 151 registros de es- pecialidades. O Cremesp soli- citou ao Conselho Federal de Medicina (CFM) a suspensão temporária da exigência do visto provisório dos Conse- lhos Regionais de Medicina – para que um médico inscrito emumEstado possa atuar em outro – agilizando a circula- ção de profissionais pelo País durante a pandemia. O CFM, entretanto, negou o pedido. O Cremesp elaborou este boletim especial para informar aos médicos sobre temas importantes relacionados à pandemia de covid-19. A gravíssima conjuntura vem exigindo excepcional empenho dos médicos e, também, uma atuação contundente de instituições de interesse público como o Cremesp. Diante de situações de diversas ordens, que vão desde a necessidade de atualizações para o manejo da doença à dramática falta de equipamentos mínimos de proteção, que expõe os profissionais a maior risco, o Conselho tomou várias providências, das quais as principais estão resumidas neste informativo. Funcionários da sede do Cremesp em atendimento presencial pré-agendado Durante o período de quarentena, o atendimento presencial passou a ser realizado por agendamento pelos telefones (11) 3631- 5236 (para a Capital), (11) 5082-1141 (para a Regional Vila Mariana) ou (11) 97607-2994 (para as delegacias regionais do Interior), das 9 às 18 horas. Expediente presencial passou a ser realizado por agendamento Comitê disponibiliza orientações aos profissionais LINHA DIRETA O Cremesp criou canais pelo whatsapp (011) 98286-3722 e pelo email covid19@cremesp.org.br , exclusivos para esclarecer dúvidas e outras demandas de médicos relativas à covid-19. De 21 de março a 22 de abril, foram recebidas 457 demandas pelo whatsapp, entre dúvidas e denúncias; e 345 pelo email. A maioria das denúncias se referia à falta de EPIs e de estrutura adequada à assistência dos casos. Também foram expressivos os questionamentos sobre o cadastramento obrigatório de médicos determinado pela Portaria 639/20, do Ministério da Saúde; orientação de pacientes à distância; assinatura e receituário digitais; e relativos ao trabalho de profissionais do grupo de risco. As atividades do Cremesp foram intensificadas, após a criação de um comitê de gerenciamento de crise para a covid-19, que realiza reuniões frequentes, por teleconferência. O comitê dispõe de um núcleo técnico-científico, que atua para orientar os médicos em suas dúvidas; e outro de fiscalização, que analisa denúncias recebidas, podendo determinar vistorias (leia mais na página 3). As dúvidas mais comuns respondidas são agregadas ao hotsite covid-19.cremesp.org.br , criado para dar suporte aos médicos durante a pandemia (veja mais na página 4). Conselho abre canais para que médicos possam tirar dúvidas Apresentação Comissões de Ética são acionadas para auxiliar no mapeamento da situação Vistoria relata problemas no acondicionamento de amostras em instituto Conselho pede que médicos sejam testados mesmo que apresentem sintomas leves O Cremesp enviou, em 7 de abril, um questionário sobre a covid-19 para 531 Comissões de Ética Médica (CEMs) dos serviços de saúde do Estado de São Paulo, com perguntas sobre o fluxo de atendimento dos casos, procedimentos e equipamentos de segurança disponibilizados às equipes e pacientes, entre outras. Até dia 22 de abril, 181 CEMs tinham enviado respostas, que estão sendo analisadas pelo Grupo de Apoio das Comissões de Ética Médica (Gacem) – por meio de reuniões virtuais devido à pandemia – para compilação de dados e outras diligências, de acordo com as ações demandadas. O Cremesp encaminhou, ao Ministério Público e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, um relatório de fiscalização no Instituto Adolfo Lutz, em 9 de abril, no qual relata ter encontrado indícios de irregularidades no acondicionamento das amostras para testes de covid-19. Boa parte das 20 mil amostras encontradas estava em geladeiras indicadas para sua conservação por até 72 horas, uma vez que atingem temperaturas entre 4 e 8 graus Celsius. Devido à capacidade de processar apenas 1,4 mil testes diários, a maior parte do material corria risco de ficar mais de 72 horas em geladeiras comuns, quando deveriam ser acondicionadas em temperaturas ultrabaixas. Durante a vistoria, o instituto também não demonstrou como operava o sistema de priorização de exames. O Cremesp abriu sindicância para apurar o caso. O Cremesp solicitou, já em março, ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo que os médicos sejam testados para a covid-19, assim que apresentarem sintomas compatíveis com a doença, mesmo que leves. A recomendação considera o proposto pela Infectious Diseases Society of America , dos Estados Unidos; e a observação das altas taxas de infecção de médicos em países duramente afetados pela pandemia. O Cremesp oficiou quase uma centena de responsáveis técnicos de serviços de saúde, solicitando informações ou providências quanto aos problemas na assistência relatados por médicos. A iniciativa foi tomada após a análise das denúncias recebidas pelos canais criados para dúvidas e outras demandas de médicos, pelo whastapp (011) 98286-3722 e pelo email covid19@cremesp.org.br . Responsáveis técnicos de serviços são oficiados sobre denúncias de médicos GESTÃO DE CRISE - Não utilização de EPIs por profissionais de saúde não en- volvidos no atendimento dire- to de pacientes; - Ausência de sala de aten- dimento de urgência específi- ca para covid-19, com todos os equipamentosdesuporteàvida.

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