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D O S S I Ê : MED I C I NA E S PORT I VA | VA N G U A R D A s esportes eletrônicos, ou e-sports, surgiram há poucos anos e vêm ganhando espaço entre milhares de praticantes, tanto amadores quanto profissionais. Estima-se que existam mais de três bilhões de entusiastas ao redor do mundo, sendo que mais de 600 milhões jogam em consoles (videogames tradicionais), mais de um bilhão em computadores pessoais (PCs) e bilhões jogam regularmente em dispositivos móveis (celulares). O crescimento dessa modalidade atingiu um marco significativo com a criação das Olimpíadas de E-sports, promovidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), cuja primeira edição será realizada em 2025, na Arábia Saudita, e repetida a cada 2 anos. Embora o evento olímpico seja um marco importante, as modalidades mais populares entre os praticantes de e-sports não são necessariamente as mesmas que integram o cenário olímpico. Os jogos que atraem grandes audiências variam conforme a plataforma (consoles, PCs ou dispositivos móveis) e o gênero, podendo ser disputados individualmente ou em equipes. Entre os gêneros mais populares estão os jogos de tiro em primeira pessoa (first person shooter — FPS), arenas de batalha online (multiplayer online battle arena — Moba), battle royale (arenas de batalha), simuladores de esportes, entre outros. Já nas olimpíadas, os jogos em questão ainda são parte de discussão, porém serão classificados nas seguintes modalidades: esportes físicos disputados em plataforma virtual; simuladores de esportes; e jogos tradicionais de videogame, desde que alinhados com os valores olímpicos. Eventos virtuais como ciclismo, taekwondo, automobilismo, beisebol, vela, basquete e tiro esportivo poderão figurar nesses 2 6 • S E R M É D I C O Por Ricardo Eid* O Omédico do esporte no cenário dos jogos eletrônicos [1] Nos PCs, dores nos ombros, cotovelos, punhos e dedos variam conforme a sensibilidade do mouse [1] ECLIPSE_IMAGES/ISTOCK

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