Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-07-2025
    Prerrogativas médicas
    Cremesp lidera articulação com a PM para combater violência contra médicos
  • 14-07-2025
    Novas unidades
    Cremesp inaugura nova regional em Alphaville e promove reinauguração em Franca, com novo endereço
  • 10-07-2025
    Orientação ética
    Conversa com o Cremesp reúne 128 alunos da Faculdade de Medicina da Santa Casa
  • 08-07-2025
    Médico, fique atento
    Cremesp alerta: golpes usam nome da entidade para cobrança indevida e atualização cadastral
  • Notícias


    09-09-2013

    Jairo Marques

    Conselho ameaça não registrar estrangeiros

    Órgão questiona qualidade e informações de documentos apresentados por médicos

     

    Cópias simples do diploma do curso de medicina realizado em universidades estrangeiras, algumas delas não acompanhadas de tradução, declarações de habilidade em língua portuguesa com erros, documentos indecifráveis e ausência de informações.

    Estes são alguns dos problemas encontrados pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) no primeiro lote que recebeu para registro de profissionais vindos ou formados em outros países -- e que devem fazer parte do Mais Médicos.

    Os papéis foram entregues na última sexta-feira por quatro advogados da União.

    "Diante do que recebi, minha disposição é só conceder o registro com ordem judicial. Alguém terá de assinar documento se responsabilizando por esses profissionais, não eu", afirma Renato Azevedo, presidente do conselho.

    A maioria dos processos é de brasileiros formados no exterior. Há diplomas de universidades de Cuba, da Rússia, da Argentina, da Arábia Saudita, entre outras.

    Há também pedidos de registros temporários para médicos estrangeiros formados fora de seu país de origem, como um boliviano que estudou em Cuba.

    Nas traduções apresentadas, há mistura de idiomas, trechos desconexos e, em vários casos, nenhuma indicação de quem elaborou os documentos em português.

    A medida provisória que dá sustentação ao programa Mais Médicos determina que os estrangeiros tenham "noções" de português e os livra de traduções juramentadas de documentos.
     

    RISCOS

    Para um médico formado no Brasil, o conselho exige a apresentação do diploma original, que tem os dados confirmados nas universidades.

    "Corremos riscos sérios de cair em fraudes com essas cópias que foram apresentadas. Sem cuidado, podemos credenciar pessoas que não são médicas", diz Adriana Teixeira Trindade Ferreira, advogada do Cremesp.

    Os membros do conselho afirmam ainda que faltam nos papéis informações de quem será o supervisor dos trabalhos e o local onde irão trabalhar, com exatidão.

    "Nem em um país de quinta categoria um registro médico é pedido dessa maneira. Vamos à Justiça tentar barrar isso", declara Azevedo.

    O conselho tem quinze dias para dar uma resposta sobre os registros. Procurada ontem, a assessoria do Ministério da Saúde não respondeu.

     

    Texto orginalmente publicado no Jornal Folha de São Paulo, edição desta segunda, 9 de setembro de 2013 - Canal Cotidiano.

     

    Tags: Folha de S. Paulodocumentaçãomédico estrangeiroregistro profissionalCRMregistro.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 54 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 425 usuários on-line - 54
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.