A recém-criada Câmara Temática Interdisciplinar da Mulher, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), realizou sua primeira reunião nesta terça-feira (18/4). Criada em março, mês dedicado às mulheres, a nova Câmara reúne profissionais das áreas de Medicina, Direito, Enfermagem, Jornalismo e de movimentos organizados para discutir os desafios enfrentados pelas mulheres na vida contemporânea.
Entre os temas discutidos na primeira reunião, destacaram-se o preconceito de gênero, a saúde reprodutiva da mulher e assistência às vítimas de violência. O grupo também abordou o perfil da mulher médica, dados sobre a violência contra as profissionais da saúde, mercado de trabalho e suicídio entre médicas.
A Câmara Temática Interdisciplinar da Mulher tem como propósito discutir os agravos físico-psicossociais em saúde, que envolvem a mulher nos campos do trabalho, da vida doméstica e social, tais como violência sexual, violência doméstica, atenção à saúde da gestante e puérpera, incluindo aquelas em situação de penas restritivas de liberdade, além de debater temas como o aborto.
Coordenada pela conselheira do Cremesp, Marli Soares, a Câmara é integrada por Albertina Duarte, Maria Ivete Castro Boulos, Carmita Abdo, Denize Ornelas, Jupiara Castro, Cristiane Segatto, Eva Blay, Vânia Maria Ruffini Penteado Balera, Kátia Boulos, Fabíola Mattozinho, Caio Rosenthal, Eurípedes Balsanulfo, Krikor Boyaciyan e Cristião Fernandes.