
Hyppólito, Ayer, Bráulio e Renato: experiências na avaliação de acadêmicos corroboram importância do Exame do Cremesp na atuação médica de qualidade
Uma ampla exposição sobre experiências com o exame de avaliação de acadêmicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e do curso de Medicina da Universidade de Campinas (Unicamp), abriu a reunião da Câmara Temática sobre Avaliação dos Estudantes e Egressos do Curso de Medicina do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). No encontro, realizado neste 14 de maio na sede da Casa, representantes das duas instituições, Miguel Ângelo Hyppólito e Angélica Maria Bicudo, respectivamente, contaram com a presença de colegas de várias universidades que, ao final de cada apresentação, participaram com comentários, sugestões e relatos de experiências próprias de seus cursos.
Sob a coordenação do diretor 1º secretário Bráulio Luna Filho, e do conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, marcaram presença no evento Renato Azevedo Júnior, diretor 2º secretário, e conselheiros da Casa, entre eles Clóvis Constantino e Akira Ishida, além Osvaldo Pires Simonelli, de nosso Departamento Jurídico.
Na abertura, Bráulio lembrou que o Estado de São Paulo lidera o número de escolas médicas em funcionamento no país, com 38 cursos, seguido por Minas Gerais, com 34. Enfatizou que alguns Estados já mostraram grande interesse em realizar a avaliação dos acadêmicos e egressos de Medicina nos moldes do que hoje é realizado pelo Cremesp.
Na primeira apresentação da noite, Miguel Hyppólito, numa retrospectiva sobre a avaliação realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, mostrou que a chamada Oficina de Habilidades já está em seu oitavo ano de aplicação, e é considerada como avaliação terminal do curso, sem exclusão do aluno por nota ou divulgação de ranking . “Consideramos importante a atuação do acadêmico nas estações de avaliação, que coloca o aluno em contato com pacientes/atores, estimulando a tomada de decisão após anamnese e exame clínico, inclusive em situações de urgência-emergência”, explicou. Para Hyppólito, neste sistema de habilidades por estação, é fundamental o treinamento dinâmico dos avaliadores para mantê-los constantes nas edições anuais das oficinas.
Na Unicamp, os acadêmicos de Medicina participam de forma voluntária do Teste do Progresso, quando são avaliados periodicamente quanto às suas habilidades clínicas. As informações são de Angélica Maria, segunda expositora da reunião, que evidenciou a importância da aplicação do teste durante o curso de Medicina (do 1º ao 6º ano), o que favorece o processo de autoavaliação acadêmica e fornece parâmetros – embora subjetivos – de conhecimento do médico formando. “O teste do progresso já é atualmente interinstitucional, reunindo nove universidades do interior paulista que, integradas, aplicam uma prova única aos alunos do 1º ao 6º ano do curso, no mesmo dia e horário”, explicou a médica. Para Angélica, a avaliação contínua do estudante é fundamental. “O aluno recebe a prova com os resultados comentados e as referências bibliográficas dos temas abordados. Damos a ele a oportunidade de avaliar e rever seus pontos fracos, e de preparar-se para obter melhores resultados na próxima avaliação”, garante.
Marcaram presença nesta reunião da Câmara Temática os seguintes representantes das Faculdades de Medicina do Estado de São Paulo: José Eduardo Lutaif Dolci (FCMSCSP), Luis Marcelo Inaco Cirino (UNIARA), Luiz Carlos Angelini (UNIMES), Mário Paulo Faro Júnior (FMABC), Osmar Pedro Arbix de Camargo (FCMSCSP), Pedro Felix Vital Júnior (FASM), Jacqueline do Socorro Teixeira Caramori (UNESP – Botucatu), Júlio Cesar André (FAMERP), Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga (Faculdade Integradas Padre Albino), Marcelo Ribeiro Júnior (UNISA), José Ivan de Andrade (Organização Educacional Barão de Mauá), João Damasceno Lopes Filho (Centro Universitários de Votuporanga), José Alves de Freitas (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos), Patrícia Maluf Cury (Faculdade CERES), Henrique George Naufel (UMC) e José Eduardo Lutaif Dolci (FCMSC-SP), entre outros.

Em tempo
Foi pré-agendada a próxima reunião da Câmara Temática sobre Avaliação dos Estudantes e Egressos do Curso de Medicina para 11 de junho (quarta-feira) e após consenso entre os representantes das universidades presentes, também foi estabelecida a data da décima edição do Exame do Cremesp (2014) para 19 de outubro próximo (domingo).
Os encontros da Câmara acontecem mensalmente e visam não somente a troca de experiências das escolas médicas que aplicam alguma forma de avaliação de seus acadêmicos, mas também receber sugestões e discutir formas de melhorar a graduação médica no país.
Fotos: Isabela Tellerman
Tags: exame, avaliação, acadêmicos, egressos, câmara, temática, exame do Cremesp.
|