

Últimas Notícias
Resolução do Cremesp
Nova normativa atualiza competências de médico perito e assistente técnico
Regionais
Médicos de Barueri e região já podem contar com os serviços da nova unidade do Cremesp em Alphaville
Conversa com o Cremesp
Estudantes da Unaerp e da Unoeste, campus Guarujá, recebem conselheiras da Casa
Prerrogativas médicas
Cremesp lidera articulação com a PM para combater violência contra médicos
Notícias
11-06-2015 |
Exame do Cremesp |
Presidente do Conselho paulista apresenta histórico de resultados para representantes de nove CRM’s |
O presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, apresentou, na quinta-feira, 11/06, o histórico de resultados do Exame do Cremesp, desde sua criação, em 2005 aos representantes de outros CRM’s do País. A apresentação teve a participação do conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira e das técnicas da Fundação Carlos Chagas, Maria Tereza Barbosa e Etiene Constantino, instituição responsável pelo exame. Embora aplicada desde 2005 no Estado de São Paulo, apenas em 2012, a prova passou a ser obrigatória para a obtenção de registro de médico no Cremesp. o registro não está condicionado ao resultado, mas à participação no exame.
Em 2014, a taxa de reprovação no Exame do Cremesp chegou a 55%. Luna Filho demonstrou aos presentes que a reprovação é maior entre as faculdades particulares, quando comparadas com as públicas. Ele defendeu uma maior rigidez na abertura de novos cursos de Medicina no País. Para o presidente do Cremesp, o recém-formado despreparado, quando entra para atender no sistema de saúde, pode propiciar o mau uso dos recursos, além de representar risco aos pacientes assistidos. “A melhor forma de avaliar o raciocínio de um profissional é por meio de uma prova de múltipla escolha, bem elaborada”, afirmou o presidente do Conselho de São Paulo. Maria Teresa Barboza, da Fundação Carlos Chagas, detalhou todos os processos da avaliação aos presentes. Ela também lembrou que o exame terminal para recém-formados em Medicina é obrigatório em grande parte dos países, entre eles EUA, Japão e Canadá.
Participaram da reunião, representantes dos CRM’s de Rondônia, Espírito-Santo, Amazonas, Tocantins, Goiás, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Além dos Conselheiros do Cremesp Reinaldo Ayer, Akira Ishida, Antônio P. Filho, Aizenaque Grimaldi, Carlos Callegari, Sílvia Helena Rondina Mateus e Clóvis Constantino. Rodrigo Almeida de Souza, presidente do CRM de Rondônia, afirmou ter interesse de adotar a prova em seu Estado. Tags: Exame, Cremesp, médicos, recém-formados, Medicina, apresenta, CRM's. |