Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 25-07-2025
    Resolução do Cremesp
    Nova normativa atualiza competências de médico perito e assistente técnico   
  • 25-07-2025
    Regionais
    Médicos de Barueri e região já podem contar com os serviços da nova unidade do Cremesp em Alphaville
  • 22-07-2025
    Conversa com o Cremesp
    Estudantes da Unaerp e da Unoeste, campus Guarujá, recebem conselheiras da Casa
  • 17-07-2025
    Prerrogativas médicas
    Cremesp lidera articulação com a PM para combater violência contra médicos
  • Notícias


    18-11-2015

    PL 5069/13

    Para Cremesp, projeto de lei representa retrocesso no atendimento de saúde à mulher vítima de violência

    O Projeto de Lei 5069/13, aprovado em 21 de outubro na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, representa um retrocesso ao dificultar o atendimento à saúde e o acesso às orientações e métodos já garantidos por lei às mulheres vítimas de violência sexual.

    Das 52.957 denúncias registradas em 2014 pela Central de Atendimento à Mulher -Ligue 180, 51,68% corresponderam à violência física e 31,81%, à psicológica. Os danos à saúde são múltiplos e variáveis, podendo resultar em contaminação por infecções sexualmente transmissíveis - como HIV/AIDS, por exemplo –  e gravidez indesejada, entre outras doenças físicas ou psíquicas.  Além disso, pode resultar em óbito por aborto inseguro ou suicídio.

    Por ano, são registrados no País 50 mil casos de estupro contra mulheres e estima-se que apenas 10% deles são denunciados. O Brasil está em sétimo lugar no ranking de feminicídio no mundo, com a média de 13 assassinatos de mulheres por dia. Os casos ocorrem principalmente no ambiente doméstico, praticados por parceiros, ex-parceiros e familiares.

    Muitas mulheres em situação de violência procuram os serviços de saúde antes mesmo das delegacias de polícia e, em boa parte dos casos, apresentam outras queixas, como dores no corpo, depressão etc, sendo de fundamental importância que o sistema de saúde identifique os problemas e as atenda adequadamente.

    O combate à violência contra mulher é dever de toda a sociedade.  A garantia de atendimento às vítimas de violência é dever do Estado e responsabilidade dos profissionais de saúde – que estão adequadamente capacitados para oferecer toda a informação necessária sobre os riscos decorrentes da violência e os tratamentos disponíveis  para reduzir e minimizar os danos.

    O Sistema de Saúde deve estar preparado não somente para o atendimento integral e humanizado das vítimas, mas, também, para o acompanhamento, prevenção e combate à violência contra a mulher.

     

     

    Tags: CremespPL 5960retrocessosaúde.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 58 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 698 usuários on-line - 58
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.