Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 29-07-2025
    Simpósio
    Urgências e trauma em cirurgia geral são discutidos por especialistas no Cremesp
  • 25-07-2025
    Resolução do Cremesp
    Nova normativa atualiza competências de médico perito e assistente técnico   
  • 25-07-2025
    Regionais
    Médicos de Barueri e região já podem contar com os serviços da nova unidade do Cremesp em Alphaville
  • 22-07-2025
    Conversa com o Cremesp
    Estudantes da Unaerp e da Unoeste, campus Guarujá, recebem conselheiras da Casa
  • Notícias


    02-03-2016

    Trotes violentos

    Cremesp fará ações de prevenção à violência nas escolas médicas


    O Cremesp iniciou uma discussão de ações para a prevenção da violência entre os alunos de Medicina, visando a promoção de uma cultura de tolerância e paz na área acadêmica, com a criação da Câmara Temática Interdisciplinar sobre a Violência nas Escolas Médicas (Camtivem), em dezembro.

     

    Uma das preocupações dos integrantes da Câmara é a recepção humanitária e cidadã aos novos alunos que chegam às faculdades de Medicina, como forma de erradicar os “trotes” violentos. Composta por médicos e psicólogos ligados ao meio universitário, a Câmara também estuda ações para desencorajar a violência em jogos e festas promovidos por centros acadêmicos ou agremiações esportivas.

    Para a coordenadora da Camtivem, a psiquiatra e conselheira Katia Burle dos Santos Guimarães, a violência no ambiente médico é um tema que deve ser discutido durante o curso de Medicina.

    O recém-lançado Código de Ética do Estudante de Medicina orienta os alunos a não participarem de forma ativa, ou conivente, de “trotes” ou recepção violenta aos colegas.

     


    Recomendações para uma boa prática de recepção aos primeiranistas de Medicina
     

    1. Consciência da instituição de ensino de que é a responsável pelo acolhimento dos estudantes e de seus pais no momento da recepção, disponibilizando em seu site a programação e eventuais orientações;

    2. Distribuição do Código de Ética do Estudante de Medicina na semana de recepção aos ingressantes (também acessível no site do Cremesp). Se possível, com a presença de algum conselheiro ou delegado do Cremesp, como forma de aproximação do Conselho com o futuro médico;

    3. Apadrinhamento dos ingressantes pelos estudantes de segundo ano. Que esses alunos ajudem os primeiranistas a se localizarem na escola e a conhecerem o ambiente, orientando-os em suas necessidades iniciais;

    4. Ter um documento com assinatura dos responsáveis pela festa de recepção, entregue à direção da escola;

    5. Providenciar uma lista de estudantes que se disponham a ser o “carona solidária”, a ser encaminhada aos pais e à direção da escola;

    6. Há fortes evidências de que o sucesso das festas de confraternização é incompatível com a prática de open bar. A instituição deve evitar a realização de festas que incluam esta modalidade.

     

    Além dessas recomendações, a Camtivem* está à disposição para contribuir com as escolas médicas do Estado de São Paulo, em prol da prevenção da violência entre os estudantes de Medicina e pela formação ética do futuro profissional.

     

     

    Tags: trotes violentosrecepçãocalouros.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 57 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 834 usuários on-line - 57
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.