Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 22-07-2025
    Conversa com o Cremesp
    Estudantes da Unaerp e da Unoeste, campus Guarujá, recebem conselheiras da Casa
  • 17-07-2025
    Prerrogativas médicas
    Cremesp lidera articulação com a PM para combater violência contra médicos
  • 14-07-2025
    Regionais
    Cremesp inaugura nova delegacia em Alphaville e promove reinauguração em Franca, em outro endereço
  • 10-07-2025
    Orientação ética
    Conversa com o Cremesp reúne 128 alunos da Faculdade de Medicina da Santa Casa
  • Notícias


    11-06-2025

    Construção de jurisprudência!

    A atual gestão do Cremesp mantém o rigor implacável contra a invasão do ato médico e soma mais uma decisão judicial de referência no país

    Dessa vez a atuação da Comissão de Defesa do Ato Médico agiu contra biomédica por exercício ilegal da Medicina, e obteve sucesso na Justiça em defesa do ATO PRIVATIVO DA MEDICINA, junto à 1ª Vara Cível Federal de São Paulo. Pela decisão, a BIOMÉDICA Poliana Leopoldino Ansolin fica PROIBIDA de realizar procedimentos estéticos invasivos, tais como "peeling de fenol", "preenchimento com ácido hialurônico", "aplicação de toxina botulínica", "blefaroplastia sem corte", "harmonização facial", "lipo da papada", "fio de sustentação absorvível", ou qualquer outro que envolva manipulação de substâncias farmacológicas ou técnica invasiva privativa de profissionais médicos. Também não poderá divulgar, em qualquer meio, a oferta de tais procedimentos, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00, limitada ao total de R$ 50.000,00, em caso de descumprimento.

    A Justiça acolheu o entendimento do Cremesp de que, por sua natureza e complexidade técnica, tais procedimentos são incompatíveis com a formação da profissional e podem colocar em risco a saúde daqueles que buscam seus serviços. Estes são considerados atos PRIVATIVOS de profissionais médicos – mais especificamente, médicos dermatologistas e/ou cirurgiões plásticos –, por demandarem conhecimento técnico em anatomia, fisiologia, diagnóstico clínico e capacidade de intervenção diante de intercorrências.

    Maior Movimento de Defesa do Ato Médico do Estado de São Paulo

    Essa ação vitoriosa soma-se a inúmeras outras disparadas pelo Conselho e fortalece ainda mais a jurisprudência no Estado de São Paulo, favorável em questões que envolvam a violação do Ato Médico. “Temos trabalhado incessantemente para coibir a violação do ato privativo do médico, e essa decisão é mais um alerta claro de punição aos que insistirem. Em São Paulo não haverá trégua!”, afirmou o presidente do Cremesp e coordenador da Comissão de Defesa do Ato Médico, Angelo Vattimo, destacando a importância de decisões judiciais para frear a invasão da Medicina.

    A Comissão do Ato Médico do Cremesp recebe denúncias — pelo e-mail comissaoatomedico@cremesp.org.br — relativas ao exercício ilegal da Medicina, complicações e intercorrências, além de procedimentos mal sucedidos, para adoção de providências.


    Este conteúdo teve 39 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2025 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 530 usuários on-line - 39
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.