PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Eleição CFM - "Campanhas devem debater ideias e propostas" (Henrique Carlos)


ENTREVISTA (JC pág. 3
Diretor da FMUSP propõe alternativas para melhora do ensino médico


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Cremesp comemora plenária histórica nº 4.000 e homenageia conselheiros


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Acompanhe relatório final do fórum de Cooperativismo Médico


GERAL 1 (JC pág. 6)
Marcos Mercadante alerta para nº insuficiente de psiquiatras voltados para jovens


ELEIÇÃO CFM (JC pág. 7)
Médicos podem escolher o modo de voto: por correspondência ou presencial


ATIVIDADES 3 (JC págs. 8/9)
Portal do Cremesp estreia novidades, no conteúdo e no visual


ÉTICA (JC pág. 10)
A especialidade perícia médica sob os aspectos legal, ético e científico


VIDA DE MÉDICO (JC pág. 10)
Vandyck Neves da Silveira comemora 40 anos dedicados à Medicina


FARMACOVIGILÂNCIA (JC pág. 12)
Sobravime defende maior atenção na prescrição de medicamentos


GERAL 2 (JC pág. 13)
Realizações do Programa de Educação em Saúde para a Comunidade, do Cremesp


ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
Dúvidas frequentes analisadas e esclarecidas pelo Cremesp


GERAL 3 (JC pág. 15)
Instituição comemora crescimento expressivo no primeiro ano de funcionamento


INFLUENZA A
Informações técnicas sobre o vírus influenza A - H1N1


GALERIA DE FOTOS



Edição 259 - 05/2009

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

Cremesp comemora plenária histórica nº 4.000 e homenageia conselheiros


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA


Público lota auditório na Casa do Médico


Presidente Prudente debate saúde do idoso

A Delegacia Regional de Presidente Prudente organizou o 1º módulo do Programa Educação Médica Continuada do Cremesp sobre o tema Saúde do Idoso. O evento foi realizado em parceria com a Sociedade de Medicina da cidade, no dia 23 de abril, na Casa do Médico – como é conhecida a sociedade – e recebeu mais de 300 pessoas, superando a expectativa de público.

Entre os participantes estavam autoridades públicas, como o vice-presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Clovis de Lima, médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e psicólogos, vindos dos 53 municípios sob a responsabilidade da Delegacia Regional de Presidente Prudente.

De acordo com o conselheiro responsável pela região, Henrique Liberato Salvador, o evento teve como objetivo atualizar e orientar os profissionais que cuidam de idosos. “Por meio de apresentação de slides e casos clínicos, os palestrantes discutiram diversos aspectos que envolvem a melhor idade”. O programa incluiu as seguintes palestras: Dor Torácica (Rodrigo Durante Soares); Pneumopatias (Denise Barbosa); Doenças Oculares no Idoso (Edmilson Gigante); Artropatias (Antônio Pereira Filho); Acidente Vascular Encefálico (Ricardo Constante de Kalil); e Terminalidade da Vida (Antônio Pereira Filho).


Conselheiros são homenageados em plenária histórica



Momento em que o Cremesp realiza sua 4000ª plenária

O corpo de conselheiros reuniu-se no dia 18 de abril, na sede do Cremesp, para a realização da 4.000ª Plenária, um marco representativo na história do Conselho, atuante no Estado desde que a primeira diretoria tomou posse, no dia 18 fevereiro de 1956. “A atuação dos Conselhos, muito além do texto expresso na lei de 1957, que nos conferiu atribuições oficiais e autonomia para fiscalizar o exercício da profissão, constitui um patrimônio da classe médica e da sociedade. A realização desta edição histórica demonstra não só o nosso compromisso com a corporação, mas também a abnegação e o profícuo trabalho de conselheiros e delegados em prol da saúde no Estado de São Paulo”, declarou o presidente Henrique Carlos Gonçalves.

Após o término dos trabalhos judicantes, foi prestada uma homenagem aos presentes, que receberam das mãos do presidente um certificado de participação nas plenárias realizadas ao longo da história do Conselho.


Julgamentos simulados e palestras no Interior

Ilha Solteira
O Cremesp promoveu um Julgamento Ético-Profissional Simulado em Ilha Solteira, cidade localizada a 180 quilômetros de Araçatuba. O evento, que foi realizado no dia 23 de abril, no Hospital de Base II, contou com a participação de 20 profissionais da medicina e trouxe como tema um caso de esquecimento de um corpo estranho dentro do paciente em uma cirurgia de emergência.
 
O julgamento simulado faz parte de uma política de descentralização dos programas de educação e capacitação oferecidos pelo Cremesp. Segundo José Marques Filho, conselheiro responsável pela região, a idéia é levar esse tipo de programa também para outras cidades pequenas. “Foi uma atividade extremamente proveitosa, com participação bastante ativa de mais da metade dos médicos da cidade”, afirmou José Marques.

Também estiveram presentes Regina Maria da Silva Marquezini, delegada regional de Araçatuba, e José Eduardo Pereira, delegado superintendente de São José do Rio Preto.

São José do Rio Preto
Foi realizado um encontro na Sociedade de Medicina e Cirurgia São José do Rio Preto, no dia 22 de abril, abordando o tema Meningite, devido ao aumento de casos da doença na região. Com palestra dirigida a pediatras, proferida por Irineu Luiz Maia, o evento contou com o apoio da Secretária de Saúde, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e da Associação Paulista de Medicina (APM). Após o evento, foi realizado um Julgamento Simulado para discutir um caso de meningite em criança, que contou com a participação de conselheiros do Cremesp.

A aula teve como objetivo auxiliar na capacitação dos profissionais. A junção da palestra com o julgamento simulado estimulou a participação do público de mais de 50 pessoas. “A recepção do público foi ótima e pudemos discutir em profundidade as questões em pauta”, afirmou Neto.

Imposto de renda é tema de palestra no ABC
O evento Imposto de renda pessoa física, atualização e peculiaridades, organizado pelo Departamento Jurídico do Cremesp,  foi realizado no município de Santo André, no anfiteatro Grande ABC do Hospital Estadual Mario Covas, em 23 de abril. Após a palestra, apresentada por Eduardo Selio Mendes, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, os 46 participantes puderam tirar dúvidas com o palestrante e também com o advogado tributarista Leandro Machado.

Clube do Fígado discute hepatocarcinoma
Os encontros do Clube do Fígado destinam-se a atualizar e reciclar os colegas nessa área e consistem na discussão de casos clínicos, com a participação de especialistas em hepatologia clínica, cirurgia do fígado, radiologistas e anatomopatologistas das principais escolas médicas do Estado. No dia 5 de maio, foi realizado mais um encontro, desta vez sob a coordenação de Maria de Fátima Santos, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, durante o qual foram discutidos casos de hepatocarcinoma.

As reuniões do Clube do Fígado, que acontecem na primeira terça-feira de cada mês, estão abertas a todos os médicos interessados em hepatologia e cirurgia do fígado do Estado de São Paulo.



Este conteúdo teve 102 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 342 usuários on-line - 102
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.