PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Presidência de Luiz Alberto Bacheschi: continuidade e aprimoramento das ações já implementadas


VIDA DE MÉDICO (pág. 2)
Delegado da Regional Leste conta sua trajetória profissional


GERAL 1 (pág. 4)
Tomaram posse, neste mês, novos diretores do CBC, da SAESP e da Socesp


GERAL 2 (pág. 5)
Levantamento mostra predomínio crescente de mulheres médicas


GERAL 3 (pág. 6)
Comentários de Renato Azevedo e Antonio Pereira sobre as novas coberturas aprovadas pela ANS


ESPECIAL (pág, 7)
Novos diretores à frente da Casa durante os próximos 15 meses


ENTREVISTA (pág. 8)
Metas e opiniões do novo presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi


2ª DIRETORIA (pág. 9)
Conselheiros que estão à frente do Cremesp até 2011


ÉTICA & JUSTIÇA (pág. 10)
A fiscalização da atividade dos diretores das operadoras


GERAL 4 (pág. 11)
Declaração de óbito & índices reais da mortalidade materna no Brasil


GERAL 5 (pág. 12)
Destaques: artigos dos Conselheiros do CFM e agenda da presidência


ALERTA ÉTICO (pág. 13)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


ESPECIALIDADE (pág. 16)
Os 110 anos do hospital do Juqueri, parte importante da história da Psiquiatria no país


GALERIA DE FOTOS



Edição 267 - 01-02/2010

ESPECIAL (pág, 7)

Novos diretores à frente da Casa durante os próximos 15 meses


Posse de conselheiros dá início à transição de diretores da atual gestão

A cerimônia solene de posse da nova diretoria do Cremesp – a segunda da gestão 2008-2013 – contou com a presença do secretário da Saúde do Estado de São Paulo e de representantes do legislativo, universidades, entidades médicas e profissionais da saúde


Em foto oficial, os conselheiros que assumem a direção do Cremesp nos próximos 15 meses

Tomou posse, em 15 de janeiro, a segunda diretoria da gestão 2008-2013 do Cremesp, conforme rodízio que ocorre a cada 15 meses. O médico neurologista e professor da Fmusp, Luiz Alberto Bacheschi, foi conduzido à presidência, em substituição a Henrique Carlos Gonçalves, que assume a coordenação do Departamento Jurídico.

Um minuto de silêncio marcou o início da cerimônia oficial de posse, realizada no Espaço Rosa Rosarum, na cidade de São Paulo. A manifestação de pesar se deu em nome de milhares de vítimas do terremoto que assolou o Haiti no mês de janeiro, incluindo os brasileiros que atuavam na Força de Paz e também a médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança.

Durante a transmissão do cargo, Henrique Carlos agradeceu à classe médica pela confiança depositada na atual gestão, a seus colegas de diretoria, conselheiros, delegados e também à sua família. Ele desejou à nova diretoria sucesso na continuidade das ações até o momento realizadas e na implantação de novos projetos.

Em seu discurso de posse, Bacheschi declarou que pretende dar continuidade aos programas definidos como prioritários para a comunidade médica, como a parceria entre as entidades representativas da categoria, manutenção do Programa de Educação Médica Continuada e do Exame do Cremesp, ações contra a abertura de novas escolas de medicina e fiscalização das que funcionam de forma precária, além do combate ao exercício ilegal da medicina.

Bacheschi também fez considerações acerca da medicina, comparando o exercício liberal e com grande autonomia, que havia na primeira fase de sua carreira, com a atual deterio¬rização das condições de trabalho que prejudicam a boa relação médico-paciente.
Além disso, o presidente reforçou o compromisso do Cremesp com a defesa da melhoria da saúde pública, do SUS, do plano de cargos e salários dos médicos, de melhores condições junto aos planos de saúde e atenção à saúde do médico.
 
Trabalho reconhecido
Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde de São Paulo e representante do governador José Serra ao evento, agradeceu à gestão do Cremesp pelo reconhecido trabalho junto à classe médica. “Contem com o governo de São Paulo porque contamos com o Cremesp para manter a alta qualidade e desempenho dos médicos”, afirmou.

Roberto D’Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), destacou a valiosa colaboração de Henrique Carlos Gonçalves na revisão do Código de Ética Médica, cujo texto foi aprovado durante a 4ª Conferência Nacional de Ética Médica (4ª Conem). “Ele soube conduzir a sucessão do Cremesp e tenho certeza de que Luiz Alberto Bacheschi o substituirá com sabedoria”, disse.

Além de Henrique Carlos, Bacheschi e Barradas Barata, participaram da abertura da cerimônia de posse: Eleuses Vieira de Paiva, deputado federal; Flávia Maria Porto Terzian, superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal e representante do secretário municipal da Saúde de São Paulo, Januário Montone; Roberto Luiz D´Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); Amilcar Giron, 2º tesoureiro da AMB; José Erivalder Guimarães, 1º vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam); Jorge Carlos Machado Curi, presidente da APM; Cid Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo; José Roberto de Souza Baratella, vice-presidente da Academia de Medicina de São Paulo; e Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A cerimônia, que contou com cerca de 300 convidados, também foi prestigiada por presidentes e diretores de Conselhos Regionais e de várias entidades médicas de São Paulo e de outros Estados, deputados, vereadores e demais autoridades, entre eles: Walter Manna Albertoni, reitor da Unifesp; Carlos Vital C. Lima, 1º vice-presidente do CFM; os vereadores Jamil Murad e Gilberto Natalini; Flávio Faloppa, presidente do Conselho Gestor do Hospital São Paulo; Luis Arnaldo Zutan, diretor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo; Cesar Eduardo Fernandes, presidente da Sogesp; Carlos Alberto Komatsu, diretor da Sociedade de Cirurgia Plástica de São Paulo; José Hugo Lins Pessoa, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo; e Otelo Chino, presidente da Amiamspe.

Repercussão
“Este momento é de grande expectativa em relação à melhoria da qualidade na saúde pública e privada e do trabalho e remuneração dos médicos. A Fenam tem a convicção de que Bacheschi e a nova diretoria darão a essas propostas a dimensão que a sociedade paulista tanto espera.” José Erivalder Guimarães, 1º vice-presidente da Fenam

“A catástrofe no Haiti nos faz refletir sobre questões importantes da saúde e da categoria médica. Algumas delas já estão transcorrendo, como a regulamentação da medicina no Brasil, em sintonia com outros profissionais da saúde. Há muito o que fazer, mas com a força, experiência e sabedoria da atual diretoria do Cremesp, e a união das entidades, será possível vencer essa luta.” Jorge Carlos Machado Cury, presidente da APM

“Tenho clareza de que o presidente Bacheschi  e sua diretoria prestarão relevantes serviços e darão continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido pelo Cremesp, por uma medicina mais adequada, ética e com remuneração condigna.” Cid Célio Jayme Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo.


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 288 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.