PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Para Bacheschi, no haverá sistema de saúde sem recursos suficientes e sem que os médicos sejam tratados com dignidade


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Haino Burmester fala sobre a 2ª edição do Manual de Gestão Hospitalar, do qual foi organizador


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Encontro buscou maior alinhamento dos objetivos internos da instituição


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Exame Cremesp 2010: inscrições podem ser feitas presencialmente ou pela internet


ATIVIDADES 3 (JC pág. 5)
Alimentos transgênicos: segurança e consumo na visão de um especialista no assunto


ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Encontros sobre Bioética Hospitalar reúnem público recorde na capital e no interior


XII ENEM (JC págs. 8 e 9)
Representantes médicos de todo o país unidos pela qualidade na saúde


ARTIGO (JC pág. 10)
A missão, função e compromissos dos médicos conselheiros


GERAL 1 (JC pág. 11)
A substituição do papel no preenchimento do prontuário médico


CFM (JC pág. 12)
Representantes do Estado no CFM se dirigem aos médicos e à sociedade


GERAL 2 (JC pág. 13)
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos importantes para a classe


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GALERIA DE FOTOS



Edição 272 - 07/2010

ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)

Exame Cremesp 2010: inscrições podem ser feitas presencialmente ou pela internet


Abertas as inscrições para a 6ª edição do Exame de Avaliação

Egressos de Medicina podem se inscrever presencialmente, até dia 6, ou pela internet, até 13 de agosto

Como parte da estratégia de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade do ensino médico no país, o Cremesp realizará, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, a 6ª edição do Exame de Avaliação dos egressos de escolas médicas em setembro próximo.

Para tanto, está com as inscrições abertas a todos os sextanistas e recém-graduados em Medicina interessados em participar do Exame do Cremesp. Veja o cronograma das inscrições a seguir:

Abertura das inscrições pela internet, na sede e nas delegacias regionais do Cremesp: 26/07/2010
Encerramento das inscrições na sede e nas delegacias regionais: 06/08/2010
Encerramento das inscrições pela internet: 13/08/2010

O exame voluntário é realizado desde a sua primeira versão (2005) em duas etapas, com a supervisão das faculdades de Medicina, convidadas a acompanhar a aplicação das provas, enviando observadores. A iniciativa tem como principal proposta avaliar o desempenho dos estudantes – assim como o das próprias escolas –,  promovendo junto à sociedade um amplo debate sobre a qualidade da formação médica no país.

A primeira fase da avaliação (aplicação das provas objetivas) está prevista para 05/09/2010. A segunda fase (prova prática) para 10/10/2010.


Programa de Educação Médica Continuada


A possibilidade de atualização e renovação dos conhecimentos para os médicos generalistas do interior do Estado e da capital paulista, nas áreas de maior demanda em suas regiões, é proporcionada pelo Cremesp por meio do Programa Educação Médica Continuada (PEMC). No mês de julho, os municípios de Lins, Cerqueira César, Guaíra e Paraguaçu Paulista foram contemplados com palestras sobre diversos temas.

Lins
O 75º Módulo do PEMC, realizado no município de Lins, no dia 10 de junho, contou com grande participação dos profissionais da região. Após as conferências, foi realizado um debate entre palestrantes e plateia, centrado nas mudanças no Código de Ética Médica (CEM), que o Conselho vem divulgando junto aos médicos em encontros regionais.

“Esses eventos servem também para aproximar o CRM dos profissionais e restituir a imagem do órgão, que é visto apenas como fiscalizador, presente apenas para julgar. Temos de mostrar que o Cremesp também está preocupado com a boa prática médica e com a medicina de qualidade para a sociedade”, avalia o conselheiro responsável pela região, Carlos Alberto Monte Gobbo.

O Programa, realizado no Auditório da Associação Paulista de Medicina (APM) local, apresentou as seguintes palestras: Novo Código de Ética Médica (Carlos Alberto Monte Gobbo); e Geriatria – Aspectos Preventivos (Paulo Camiz de Fonseca Filho).

Cerqueira César
O acidente vascular cerebral (AVC) vem atingindo um número maior de pessoas. Para capacitar os médicos do Interior em casos de emergência como esse, o Cremesp promoveu, no município de Cerqueira César, o Módulo 76 do Programa Educação Médica Continuada (PEMC), com o Curso de Emergência Clínica – Diagnóstico e tratamento do AVC na fase aguda – Trombólise.

Foram apresentadas as palestras: Momento Ético;  Abordagem na fase aguda do AVC (Rodrigo Bazan); Abordagem da Neurointervenção no AVC (Carlos Clayton Macedo de Freitas); e Prevenção Secundária do AVC (Gabriel Pereira Braga). Após as palestras, foi realizado debate entre palestrantes e plateia. O evento foi realizado no dia 11 de junho, na Câmara Municipal da cidade.

Guaíra
A palestra Patologias da Tireoide, proferida por Marco Antônio Fernandes, foi tema do Módulo 77 do PEMC, realizado na Santa Casa de Guaíra, no dia 21 de junho. O conselheiro responsável pela região, Pedro Teixeira Neto, abriu o evento com a palestra Momento Ético. Ele ressaltou a importância da presença do Cremesp na cidade. “Os profissionais apreciam muito que o Conselho se faça presente no Interior”, disse. No encerramento do encontro, após as palestras, ocorreu um debate.

Paraguaçu Paulista
Mais uma etapa do PEMC foi realizada no município de Paraguaçu Paulista, que recebeu o Módulo 78, no dia 7 de julho. Foi apresentada a palestra Hipertensão Arterial Sistêmica – VI Diretriz Brasileira, realizada por Lóris Toldo Júnior. O evento ocorreu no Auditório do Centro do Professorado Paulista local, onde, após a palestra, foi promovido um debate entre o palestrante e a plateia.

Campinas recebe Fórum de Publicidade Médica


Da esq. p/a dir.: Camarim, Denise Barbosa, Andrade e Vera Lúcia

Nova edição do Fórum Regulamentador de Publicidade Médica foi promovida pelo Cremesp e pela Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), no dia 1º de julho, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Desta vez, o fórum apresentou, de forma pedagógica, as normas recomendadas pelo Cremesp para esse tipo de divulgação e discutiu o ponto de vista judicial e o parecer do juiz, quando ocorrem procedimentos fora da regulamentação. “O aspecto jurídico foi muito trabalhado, principalmente as questões da dermatologia e da cirurgia plástica que, às vezes, oferecem resultados que não são alcançados”, explica a conselheira Denise Barbosa, responsável pela Delegacia do Cremesp em Campinas.

O evento foi coordenado pelo conselheiro responsável pelas Delegacias do Interior, Lavínio Nilton Camarim, e por Denise. Também participaram o juiz de Direito, Jamil Miguel; a advogada da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, Vera Lúcia Espinoza; e o publicitário Marcelo Andrade.

Além da realização desses Fóruns, o Cremesp está promovendo a discussão sobre propaganda médica nas faculdades médicas. Na manhã do dia 1º, o conselheiro Camarim levou essa mesma temática para estudantes, residentes e professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. A mesma iniciativa já foi realizada em uma universidade de Bragança Paulista e, neste semestre, também acontecerá nas cidades de Botucatu e Jundiaí. “A maior missão desses eventos é orientar os médicos para que evitem problemas futuros”, ressalta Camarim.

Conselho participa de Encontro de GO e Mastologia

Para ministrar as aulas do 29º Encontro Paulista de Atualização em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (Epagom) a um público de mais de 200 profissionais, foram convidados médicos e professores de diversas regiões do Brasil. O evento, que promove educação continuada para médicos dessas especialidades, ocorreu entre 16 e 19 de junho, em Águas de Lindoia, no interior paulista. A palestra de abertura, proferida pelo conselheiro Desiré Carlos Callegari, tratou do novo Código de Ética Médica. “Esse tema foi escolhido em função das mudanças do texto e porque influencia muito a vida dos médicos”, explica Agliberto Barbosa, delegado do Cremesp em Osasco e integrante da comissão organizadora do evento.


Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 386 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.