PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
SOS Médico, SOS Saúde!


HISTÓRIA
A evolução do JC em 200 edições


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Lançamento da Campanha pela proibição de novos cursos de Medicina


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Protesto no ABC é um marco do movimento médico que cresce pelo país


ENTREVISTA
Fausto Pereira dos Santos, diretor-presidente da ANS


ESPECIAL
Pesquisa do CFM sobre Trabalho e Qualidade de Vida do Médico


CONJUNTURA
Pesquisa do CVE sobre as principais causas de morte no Estado


PLENÁRIA TEMÁTICA
Exame de Qualificação para recém-formados


GERAL
Destaque para a prévia do Encontro Sul-Sudeste


AGENDA
Entre os temas, nova sede do Cremesp em Botucatu/Diretórios Acadêmicos são recebidos pela APM/Simpósio de Ética Médica em Araçatuba


NOTAS
Alerta Ético


ALERTA CIENTÍFICO
Contra-indicações da prescrição de diclofenaco a menores de 14 anos


GALERIA DE FOTOS



Edição 200 - 04/2004

AGENDA

Entre os temas, nova sede do Cremesp em Botucatu/Diretórios Acadêmicos são recebidos pela APM/Simpósio de Ética Médica em Araçatuba


Delegacia do Conselho em Botucatu tem nova sede
A Delegacia Regional do Cremesp na cidade de Botucatu já está instalada em sua nova sede, que propiciará mais conforto aos médicos e à população daquela região. A cerimônia de inauguração foi realizada no dia 1º de abril, com a presença dos seguintes representantes do Cremesp: presidente, Clóvis Francisco Constantino; diretor primeiro-secretário, Krikor Boyaciyan; diretora tesoureira, Marli Soares; diretor coordenador das delegacias regionais do Interior, Pedro Henrique Silveira; conselheiros Reinaldo Ayer de Oliveira e Carlos Alberto Monte Gobbo; delegado regional José Carlos Christovan; e demais convidados. A nova sede fica na Praça Isabel Arruda, 157 - 1º andar, salas 11 e 12, no centro da cidade.

Cremesp em Araçatuba realiza Simpósio de Ética Médica
Com o apoio da Delegacia Regional do Cremesp em Araçatuba, foi realizado, dia 25 de março, o 11º Simpósio de Ética Médica da região. Sediado no auditório "Dr. Renato Costa Monteiro", na APM local, o evento reuniu cerca de 70 convidados e debateu temas relacionados à prática médica amparada na ética profissional, tendo como tema principal "Meta Referencial: Limites Éticos".

O presidente do Cremesp, Clóvis Constantino, compareceu e falou aos presentes sobre "Ato Médico", tratando do Projeto de Lei que está em tramitação no Congresso Nacional. O diretor segundo-secretário do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, também esteve presente e discutiu, sob o ponto de vista ético, as chamadas metas referenciais, praticadas por cooperativas e operadoras de planos de saúde. Foi realizado ainda um debate com representantes das Unimeds de Penápolis, o auditor Hamiltom Medeiros Wanderley; e de Andradina, o presidente, João Leme Neto. O evento foi organizado pelo conselheiro do Cremesp na região de Araçatuba, José Marques Filho, e pelo delegado regional Adalberto Benevides Santiago.

Hospital Menino Jesus discute Bioética e violência doméstica
A comissão de Residência Médica em Pediatria do Hospital Municipal Menino Jesus - Autarquia Hospitalar Municipal Regional Central realizou, dia 31 de março, a abertura da 2º Jornada de Atualização em Bioética e Violência Doméstica, promovida pelo hospital.

O evento, que terá encontros e discussões semanais até julho, tem o objetivo de discutir e apresentar as práticas médicas humanizadas com relação à assistência a crianças e adolescentes, especialmente quando fruto de violência doméstica. É aberto tanto aos residentes da instituição quanto aos demais interessados e envolvidos no assunto.

Convidado para ministrar a aula inaugural durante a abertura do evento, sobre o tema "Ato Médico e as Raízes da Bioética", esteve presente o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino.


Delegacia de Bauru
A delegacia Regional do Cremesp em Bauru promoveu nos dias 5 e 27 de março sessão solene para entrega de carteiras de médico aos recém-formados bauruenses. A Delegacia de Bauru promoveu também, em 3 de abril, o primeiro Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica da região, que contou com a participação das respectivas CEMs.

SBP inaugura Memorial da Pediatria Nacional
Com a missão de preservar o acervo histórico da Sociedade Brasileira de Pediatria, foi inaugurado o Memorial da Pediatria Brasileira, no Rio de Janeiro. A obra, situada no bairro carioca do Cosme Velho, reunirá, entre outros, os anais de congressos, atas e publicações que precisavam ser recuperadas, além da produção científica dos pediatras inscritos na SBP, conforme informou seu presidente, Lincoln Freire. O acervo poderá ser consultado por todos os interessados. O evento, no dia 26 de março, fez parte das comemorações dos 90 anos da entidade, que contaram com a presença do pediatra e presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, entre outros convidados.

Ribeirão Preto sediará fórum sobre violência
Os médicos e outros profissionais de saúde de Ribeirão Preto e região poderão discutir sobre as situações de violência nos serviços de saúde, durante o Fórum sobre Violência contra Profissionais de Saúde no Exercício Profissional.

O evento, que será realizado no dia 12 de maio, é uma iniciativa da Comissão de Estudos sobre a Violência do Cremesp, coordenada pelo conselheiro Isac Jorge Filho com a colaboração da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, do Sindicato dos Médicos - regional de Ribeirão Preto e do Centro Médico de Ribeirão Preto.

Com início previsto para as 20 horas, o fórum será sediado na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, à Av. Jerônimo Gonçalves, nº 1.200 - bairro Centro. Maiores informações podem ser obtidas na delegacia regional do Cremesp em Ribeirão Preto, por meio dos telefones (16) 3911-6306 e (16) 3911-6307.

APM recebe Diretórios Acadêmicos
A situação das escolas médicas e a atuação dos estudantes e residentes foram os temas de reunião realizada entre as entidades médicas e os presidentes de Diretórios Acadêmicos de diversas escolas de Medicina do Estado, no dia 27 de março, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM). O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, presente na ocasião, discorreu sobre o tema "Ato Médico". Participou da reunião, também, Lacildes Rovella Júnior, diretor de Patrimônio e Finanças da APM. O evento foi organizado pelo Departamento Acadêmico da APM.

Capacitação de CEM
Foi realizado, no dia 3 de abril, na Delegacia Regional do Cremesp, na zona leste da capital paulista, mais um Curso de Capacitação de Comissões de Ética Médica (CEM), promovido pelo Centro de Bioética do Conselho.


Este conteúdo teve 94 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 333 usuários on-line - 94
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.