PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
SOS Médico, SOS Saúde!


HISTÓRIA
A evolução do JC em 200 edições


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Lançamento da Campanha pela proibição de novos cursos de Medicina


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Protesto no ABC é um marco do movimento médico que cresce pelo país


ENTREVISTA
Fausto Pereira dos Santos, diretor-presidente da ANS


ESPECIAL
Pesquisa do CFM sobre Trabalho e Qualidade de Vida do Médico


CONJUNTURA
Pesquisa do CVE sobre as principais causas de morte no Estado


PLENÁRIA TEMÁTICA
Exame de Qualificação para recém-formados


GERAL
Destaque para a prévia do Encontro Sul-Sudeste


AGENDA
Entre os temas, nova sede do Cremesp em Botucatu/Diretórios Acadêmicos são recebidos pela APM/Simpósio de Ética Médica em Araçatuba


NOTAS
Alerta Ético


ALERTA CIENTÍFICO
Contra-indicações da prescrição de diclofenaco a menores de 14 anos


GALERIA DE FOTOS



Edição 200 - 04/2004

ALERTA CIENTÍFICO

Contra-indicações da prescrição de diclofenaco a menores de 14 anos


Diclofenaco sódico e potássico é contra-indicado para menores de 14 anos

José Marques Filho*


A Anvisa determinou desde o ano passado (RDC nº 137/2003) que todo medicamento que contenha diclofenaco (qualquer sal), independentemente da forma farmacêutica, deve ter em sua bula a recomendação que este fármaco é contra-indicado para menores de 14 anos de idade, exceto em casos de artrite juvenil crônica. O motivo desta determinação, segundo a Anvisa, é que inexistem estudos suficientes de segurança e eficácia do diclofenaco em crianças.


O diclofenaco é um antiinflamatório não-hormonal, derivado do ácido fenilacético que apresenta potente ação analgésica, antiinflamatória e antipirética. Seu uso pode ser feito por via oral, retal ou intramuscular. Em virtude de suas características, tem sido largamente indicado nas afecções reumáticas inflamatórias e/ou degenarativas e pós-traumáticas, analgesia pós-cirúrgicas e processos dolorosos em geral.

A prática médica diária tem demonstrado que, a despeito das determinações da Anvisa, o diclofenaco é freqüentemente utilizado em nosso meio, principalmente nos casos de infecções respiratórias altas em crianças, podendo retardar ou mascarar a sintomatologia dos quadros clínicos graves.

Em relação ao uso do diclofenaco em crianças com artrite idiopática juvenil (exceção citada pela Anvisa) devemos esclarecer que também inexistem estudos demonstrando sua segurança, não sendo recomendável a sua utilização.

Recentemente publicamos artigo na Revista Brasileira de Reumatologia, alertando para severas complicações  com o uso de diclofenaco injetável (Marques Filho J. : Necrose tecidual após injeção de diclofenaco de sódio. Rev. Bras. Reumatol. 43:273-274, 2003.). Esse tipo de complicação ocorre também com o uso de fenilbutazona injetável.

Acreditamos que temos evidências suficientes para sugerir a não utilização de diclofenaco e fenilbutazona por via intramuscular, substituindo-os por outros antiinflamatórios não-hormonais. Essa recomendação tem respaldo na literatura. Quaresma et al, em editorial na Revista Brasileira de Reumatologia, relatam a escassez de evidências na literatura que confirmem a superioridade de um antiinflamatório não-hormonal sobre outro e preconizam uma adequada avaliação risco-benefício, orientando, inclusive, para uma criteriosa avaliação econômica (custo-eficácia, custo-efetividade e custo-benefício) na prescrição destes fármacos (Quaresma M.R., Natour J., Ferraz M.B.: Antiinflamatórios não-hormonais (AINH): Para drogas de efeitos benéficos e colaterais similares é justificável um custo adicional para o paciente? (Editorial). Rev. Bras. Reumatol. 37:125-128, 1997.).

* Reumatologista e conselheiro do Cremesp


Cursos e eventos

Cirurgia I

Curso em Cirurgia Laparoscópica Endoscópica, será realizado de 03 a 07 de maio, no Centro de Cirurgia Endoscópica de Havana, em Cuba. Informações: barbara@cce.sld.cu ou amadoramon@uol.com.br

Infecção Hospitalar
Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar, promovido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, será realizado no dia 11 de maio, no Centro de Convenções Rebouças. Mais informações: www.cve.saude.sp.gov.br ou (11) 3081-7526.

Saúde Feminina
1º Prêmio Científico em Saúde Feminina (FQM), as inscrições vão até o dia 30 de junho e a premiação será realizada durante o IX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Maiores informações: www.fqm.com.br, (21) 3139-9104.

Hematologia
I Simpósio do Centro de Hematologia de São Paulo (CHSP) sobre Tromboembolismo Venoso, promovido pelo CHSP, será realizado no dia 19 de junho, em São Paulo. Informações: (11) 3372-6611.

Cirurgia II
8º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial (SBCC), será realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho, no Rio de Janeiro. Informações:
(11) 3207-6729.

Bolsa de Estudos em Bioética
A Fundação Panamericana de Saúde e Educação vai conceder a Bolsa de Estudos Manuel Velasco-Suárez em Bioética. O prazo de inscrição termina em 15 de junho de 2004. Mais informações e o formulário estão disponíveis no site www.paho.org/Spanish/PAHEF/premios.htm  Fone: 202-974-3416 (Washington - EUA), e-mail: foundation@paho.org

Ginecologia
IX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP, será realizado de 19 a 22 de agosto, no ITM-Expo, em São Paulo. Maiores informações: (11) 3884-7100.

Doenças Digestivas
XVII Jornada Paulista de Atualização em Doenças Digestivas (JOPADDI), evento comemorativo do Cinquentário do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, será realizado de 28 de abril a 02 de maio, em Águas de Lindóia (SP). Maiores informações: (16) 627-6326, (16) 3967-1003, jopaddi2004@oxfordeventos. com.br ou www.oxfordeventos.com.br/jopaddi2004
 
Clínica Médica
Jornada de Atualização em Clínica Médica, promovido pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), evento comemorativo do Cinquentário do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, será realizado nos dias 20 e 21 de agosto. Informações: (16) 633-0436 ou (16) 602-2469.

Hepatologia
II Encontro Internacional de Hepatologia da Universidade de são Paulo e Universitat de Barcelona, evento comemorativo do Cinqüentenário do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, será realizado dias 24, 25 e 26 de junho, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. Informações: www.hepato2004.com.br

Cardiologia
XXV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio, em Campos do Jordão (SP). Maiores informações: www.congressosocesp.org.br

Psiquiatria
VIII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica, será realizado nos dias 14 e 15 de maio, em São Paulo. Maiores informações: (11) 6146-0314.


FMUSP ganha residência em Medicina Legal
A partir deste ano, a Faculdade de Medicina da USP - FMUSP contará com mais uma área de especialização em residência médica: a de Medicina Legal. O programa foi autorizado e aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Saúde. Segundo seu supervisor, Daniel Romero Muñoz, o principal objetivo é "formar um novo tipo de profissional nessa área de conhecimento, com maior capacidade de atuação e resolução nos diversos segmentos que compõem a Medicina Legal".

HC completa 60 anos
O Hospital das Clínicas de São Paulo comemorou 60 anos no dia 19 de abril, quando foram entregues as novas alas de radiologia, endoscopia, estudos e transplantes de fígado do hospital. No mesmo dia foi feita a vistoria das obras do futuro Instituto Doutor Arnaldo, antigo Instituto da Mulher, com apresentação da maquete final do hospital. O HC atende pacientes com doenças de alta complexidade, vindos de diversas regiões do país e da América Latina. Por ano, são realizados 1,5 milhão atendimentos ambulatoriais e mais de 45 mil cirurgias. O HC possui um Centro Avançado em Pesquisa, comparável às melhores instituições do mundo, que engloba 62 Laboratórios de Investigação Médica.

 


Este conteúdo teve 609 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 188 usuários on-line - 609
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior