PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A paz construída na luta


ENTREVISTA
André Luiz Lopes dos Santos fala sobre os problemas do setor de saúde suplementar


POLÍTICA DE SAÚDE 1
Destaque para a proibição da propaganda de medicamentos em drogarias


POLÍTICA DE SAÚDE 2
Destaque para o descumprimento da Emenda Constitucional da Saúde


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
CBHPM: entidades médicas solicitam apoio do Governo Federal


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
CBHPM: atualize-se sobre a mobilização nacional pelo reajuste de honorários e pelo atendimento de qualidade para a população


DEBATE
Ato Médico


GERAL
Confira fatos de interesse da classe que ocorreram neste mês de agosto


AGENDA
Eventos que contaram com a participação do Cremesp


NOTAS
Alerta Ético


PARECER
A indenização por danos morais e materiais


HISTÓRIA
João Pedro Matta


GALERIA DE FOTOS



Edição 204 - 08/2004

AGENDA

Eventos que contaram com a participação do Cremesp


Cremesp homenageia ex-conselheiro

Atendendo à sugestão da Câmara Técnica de Bioética, foi prestada uma homenagem ao ex-conselheiro e diretor do Cremesp, José Cássio de Moraes, durante a Sessão Plenária do Conselho em 3 de agosto.

Atual delegado regional do Cremesp, José Cássio acumulou por 20 anos a função de conselheiro e foi um dos idealizadores da Câmara Técnica de Bioética. Participou, proporcionalmente, de grande parte das sessões plenárias semanais do Conselho.  Ao todo foram 2.700 participações. A placa conferida ao homenageado destacou “o profundo reconhecimento e respeito pelos relevantes serviços prestados ao Cremesp”.

A iniciativa foi louvada pelos conselheiros presentes, que ouviram os agradecimentos de Cássio. “Depois de 20 anos vivendo nesta plenária e em outras sedes do Conselho, desde quando ocupávamos dois andares da APM, devo dizer que não foi nenhum sacrifício. Procurei desempenhar a função de conselheiro, além de vários cargos na diretoria do Cremesp, da melhor forma. Agradeço, de coração, a homenagem que hoje me foi feita”, destacou.


Conselhos do Nordeste realizam encontro

O movimento pela implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) foi o principal tema do 32º Encontro dos Conselhos Regionais do Nordeste, realizado entre os dias 29 e 31 de julho, em Recife.

Durante o evento, foi realizado um fórum para tratar do assunto, do qual fez parte o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, que apresentou um balanço da atual situação do movimento no Estado de São Paulo. Também representando o Cremesp, estiveram presentes seu vice-presidente, Bráulio Luna Filho; o diretor primeiro-secretário, Krikor Boyaciyan; e o diretor-corregedor, Desiré Carlos Callegari.

Outro importante assunto da pauta foi a discussão sobre o exame de ordem para médicos. Ficou decidido que cada Estado criará uma Comissão Superior das Entidades Médicas, a fim de discutir a proposta de aplicação de um exame, semelhante ao feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aos médicos recém-formados.


Durante o Encontro, também ficou expressa a insatisfação com a redação final do Projeto de Lei que trata do Ato Médico. Os representantes dos conselhos decidiram marcar novas reuniões para elaborar estratégias futuras para a questão. Estiveram presentes no encerramento do evento o ministro da Saúde, Humberto Costa, e o presidente do CFM, Edson Oliveira Andrade.


Reinaugurada a Delegacia do Cremesp em Taubaté

A Delegacia Regional do Cremesp na cidade de Taubaté foi reinaugurada, dia 18 de agosto, após ter passado por ampla reforma.  Participaram da cerimônia, que contou com cerca de 60 pessoas, o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino; o coordenador das Delegacias Regionais no Interior, Pedro Henrique Silveira; os delegados regionais do Cremesp de Taubaté, Álvaro de Faria Pereira, e de São José dos Campos, Augusto Celso Brandão; o presidente da Associação Paulista de Medicina do município, Camillo Soubhia Jr.; e o presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina de Taubaté, Glauco Callia. O presidente do Cremesp fez sua conferência sobre o “Ato Médico” aos presentes, entre os quais os alunos da Unitau.


Criada cooperativa de anestesiologistas

Com o objetivo de organizar e reunir os anestesiologistas paulistas, foi criada a Cooperativa de Anestesiologistas do Estado de São Paulo (Coopanest). Integrante da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia (Febracan), seguirá o modelo já adotado no Paraná, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e praticamente todo o Nordeste do país.

A Coopanest tem por princípios: adesão livre e voluntária; controle democrático pelos sócios; participação econômica dos sócios; autonomia e independência; educação, treinamento e informação; colaboração entre cooperativas; e interesse pela comunidade. Também pretende oferecer respaldo administrativo aos profissionais, prestar serviço em anestesia por meio de contrato, centralizar as cobranças junto às empresas contratantes e repassá-las aos cooperados, além de administrar o trâmite de questões burocráticas, como pagamento de impostos e taxas. 

O diretor corregedor do Cremesp e diretor de Defesa Profissional da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), Desiré Carlos Callegari, destaca que “a cooperativa possibilitará a dedicação integral ao trabalho médico, com a segurança de que o profissional terá seus direitos resguardados”.

Para tornar-se um cooperado é preciso ser médico anestesiologista no Estado e estar quite com o Cremesp. Mais informações podem ser obtidas com Roberto Torres, na sede da Saesp, pelo telefone: (11) 3673-1388.


Conselho convida candidatos à Prefeitura de São Paulo

Candidatos à Prefeitura do município de São Paulo bem colocados nas pesquisas foram convidados para participar de debates no Cremesp, durante o mês de setembro. Com as datas não confirmadas pelos candidatos até o fechamento desta edição do Jornal do Cremesp, os encontros seriam realizados durante as sessões plenárias do Conselho que acontecem às terças-feiras. Com o convite, o Cremesp pretende conhecer as propostas relacionadas à Saúde no município para os próximos quatro anos.


Plenária tem palestra sobre AVC

A Sessão Plenária realizada pelo Cremesp em 10 de agosto recebeu como convidado o professor Álvaro Nagib Attalah, um dos precursores da Medicina Baseada em Evidências no país e professor titular – recém-aprovado em concurso – de Medicina de Emergência da Escola Paulista de Medicina. Durante a palestra, Attalah falou por cerca de uma hora sobre seu recente trabalho “Os Aspectos Práticos do Atendimento ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) na Grande São Paulo”.  O AVC é a primeira causa de morte e seqüelas no país, segundo o professor, principalmente pela falta de prevenção de doenças, como hipertensão arterial.

Em meio a aspectos históricos e econômicos, foram apresentadas as condutas adotadas por profissionais que atendem AVC, sempre em comparação às melhores evidências científicas existentes. Para Attalah, Medicina Baseada em Evidências significa também “Medicina da redução da incerteza”. Ele concluiu a palestra demonstrando que, apesar da disponibilidade, nem sempre o conhecimento científico é utilizado de forma correta pelos médicos nos casos estudados.



Fotos: Osmar Bustos

Este conteúdo teve 226 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 276 usuários on-line - 226
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.