PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Programa de Educação Médica Continuada: sucesso absoluto abre portas para outras iniciativas


ENTREVISTA
Presidente do Cosems afirma que prefeituras investem mais que Estados e União no financiamento do SUS


GERAL 1
Heliópolis: residentes têm direito à segurança para exercício pleno da Medicina


EDUCAÇÃO CONTINUADA
Novos módulos estão programados para este segundo semestre. Inscrições gratuitas


GERAL 2
O (triste) cenário da abertura de escolas médicas no país


CONSELHO
A regulamentação da profissão médica: a coleta de assinaturas continua


ENSINO MÉDICO
Exame de Habilitação Profissional: inscrições até 9 de setembro


AGENDA
Destaque para Plenária Temática em Urgência e Emergência


NOTAS
Alerta Ético: a proteção da mulher com vínculo empregatício


TOME NOTA
Parecer sobre procedimentos médico-cirúrgicos oftalmológicos, honorários e custos operacionais


ATUALIZAÇÃO
Burnout: uma forma particular de estresse do setor assistencial


HISTÓRIA
Piragibe Nogueira da Silva: dedicação pela Medicina e pelo São Paulo Futebol Clube


GALERIA DE FOTOS



Edição 215 - 07/2005

AGENDA

Destaque para Plenária Temática em Urgência e Emergência


Presidência e Diretoria

Plenária temática aborda Urgência e Emergência

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho (na foto, ao centro), e o coordenador das Delegacias do Cremesp na capital, Antônio Pereira Filho (na foto, à direita de Isac Jorge) , conduziram os trabalhos da Plenária Temática sobre Urgência e Emergência, realizada no dia 26 de julho.

Como palestrantes, participaram Anna Trotta Yaryd, Promotora de Justiça; Adalgisa Borges Nogueira Nomura, da  Coordenação de Integração e Regulação do Sistema de Urgência das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal; e  Carlos Alberto Eid, diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital.

Encontro Sul-Sudeste será em SP

No dia 28 de junho, ocorreu reunião de trabalho para discutir a pauta do próximo encontro dos Conselhos Regionais das regiões Sul e Sudeste. Ficou decidido que o encontro será realizado em novembro, em São Paulo.

Representando o Cremesp, estiveram presentes o presidente da entidade, Isac Jorge Filho; o vice-presidente, Desiré Carlos Callegari e o conselheiro André Scatigno Neto.

Também participaram representantes dos demais Conselhos Regionais de Medicina: Mauricio Leão de Resendes (Minas Gerais); Saulo Ribeiro do Vale (Espírito Santo); Paulo César Geraldes e Abdu Kexfe (Rio de Janeiro); Hélcio Bertolozzi Soares e Mauri Piazza (Paraná); Wilmar de Athayde Gerent (Santa Catarina); Luiz Augusto Pereira e Fernando Webere Flávio Job (Rio Grande do Sul).

Transfusão é discutida na Fmusp

O vice-presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, participou de debate na Fmusp, no dia 7 de julho,  sobre transfusão de sangue ao paciente Testemunha de Jeová. Promovido pela  disciplina de Anestesiologia, o evento abordou, dentre outros pontos,  a polêmica  sobre a autonomia do médico de indicar uma transfusão de sangue em um paciente menor de idade que corre risco de morte. A conclusão, nesse caso, foi de que o médico deve fazer a transfusão, desde que registre de forma clara no prontuário a gravidade da situação clínica e os riscos do paciente diante da não realização do procedimento. “Esse debate foi importante no sentido de esclarecer, com parâmetros éticos, o que o médico deve fazer nesses casos. São situações limites, em que o médico tem que optar por uma  solução  definitiva em favor do paciente, mas ao mesmo tempo precisa ter respaldo ético”, afirmou Desiré.

Simpósio sobre auditoria médica

A Unimed de São José do Rio Preto promoveu o 1° Simpósio sobre Auditoria Médica. O evento ocorreu no dia 14 de julho, no anfiteatro da Unimed, tendo como tema central “Auditoria Médica e os Códigos de Ética”, que contou com apresentação do conselheirto do Cremesp Kazuo Uemura. Também representaram o Conselho, o presidente da entidade, Isac Jorge Filho e o conselheiro Renato Ferreira da Silva.

Conselhos se reúnem em Natal

Reforma do Código de Ética Médica, aborto e recertificação do título de especialista foram alguns dos assuntos tratados nos dias 20 e 21 de julho em Natal (RN), durante o 33° Encontro dos Conselhos de Medicina da Região Nordeste. Representaram o Cremesp no evento o presidente da entidade, Isac Jorge Filho; o vice-presidente, Desiré Carlos Callegari;  o 1° Secretário, Henrique Carlos Gonçalves;  e os conselheiros, Rui Telles Pereira e Clóvis Francisco Constantino, que também é vice-presidente do Conselho Federal de Medicina

Nova diretoria do CRM/MS

Tomou posse, no dia 30 de junho, a nova diretoria do CRM/MS. Na cerimônia, representaram o Cremesp o corregedor-adjunto Ruy Yukimatsu Tanigawa e o conselheiro Clóvis Francisco Constantino. O presidente da nova gestão do CRM/MS, Mauro Luiz de Brito Ribeiro, pretende levar adiante os projetos coordenados pelo Conselho Federal de Medicina para a implantação da CBHPM e conseguir o máximo possível de assinaturas em prol da  aprovação da lei que regulamenta a profissão médica.

Presidente do Cremesp participa do Gastrão 2005

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho (na foto, ao microfone), participou da Comissão Julgadora dos Trabalhos do Gastrão, no dia 5 de julho. No dia 6, no mesmo Congresso, foi o moderador da mesa-redonda “Doença do Refluxo Gastroesofágico”. Na ocasião, foi abordada a importância dos estudos funcionais na caracterização e planejamento terapêutico e na recorrência de sintomas, dentre outros temas.

Responsabilidade sanitária

No dia 5 de julho, audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo discutiu o Anteprojeto de Lei de responsabilidade sanitária, que também cria o Sistema Nacional de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do Sistema Único de Saúde. A audiência pública contou com a participação do então Ministro da Saúde, Humberto Costa. O diretor do departamento de Comunicação do Cremesp, Luiz Carlos Aiex Alves, representou a entidade na audiência. Se transformada em lei, a proposta poderá beneficiar o Sistema Único de Saúde, pois impõe sanções aos gestores que não destinarem recursos adequados para a saúde. Atualmente, somente 10 Estados cumprem a Emenda Constitucional 29, ou seja, 17 Estados ignoram a lei promulgada em 2000 para garantir repasses mínimos e obrigatórios ao SUS. Pelo texto da Emenda, os governos estaduais devem destinar 12% do orçamento próprio para a saúde e os municípios, 12%.

Seminário aborda Direito Médico

O 1° secretário do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, foi o debatedor da mesa-redonda  sobre “Responsabilidade Civil do Médico ante o Código de Defesa do Consumidor”. O evento que ocorreu no anfiteatro da Fmusp de Ribeirão Preto , nos dias 29 e 30 de junho, também contou com a presença dos delegados do Cremesp na região, Nelson Okano e Eduardo Luiz Bin, além do delegado-adjunto de São José do Rio Preto, José Eduardo Pereira.

Outras atividades

- No dia 15 de julho, Isac Jorge Filho, acompanhado do Conselheiro Renato Ferreira da Silva, visitaram a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Na ocasião, atenderam a imprensa local, em reportagens sobre o Exame de Habilitação e sobre o trabalho do Cremesp de acolhimento de denúncias e fiscalização da ética médica.

- Desiré Callegari participou no dia 29 de junho, no Conselho Federal de Medicina, de reunião para discutir o PL 25/2002, que regulamenta a profissão médica.

- m reunião solene da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, dia 30 de junho, o Cremesp foi representado pelo conselheiro Renato Azevedo Júnior.

- Marli Soares participou da Reunião de Tesoureiros dos Conselhos de Medicina, dia 15 de julho, na sede do CFM.

- Para lançar a exposição itinerante do concurso de capas do Jornal do Cremesp, no dia 12 de julho, no Hospital Stela Maris, em Guarulhos, estiveram presentes Isac Jorge Filho e Luiz Carlos Aiex Alves. Na ocasião, representaram o hospital Irmã Paolina Donninelli, Alaor Ferreira Júnior e Carlos Jones Pereira.

Conselheiros

Idec completou 18 anos

O conselheiro Eurípedes Carvalho (na foto, ao microfone) participou de Seminário “os planos de saúde e os consumidores” promovido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), em comemoração aos 18 anos da entidade.

Eurípedes apresentou o tema “Os prestadores de serviços e os impactos reflexos no consumidor”, em mesa que contou também com a participação de Lumena Sampaio, técnica do IDEC; Gustavo Marrone, coordenador do Procon/SP e Débora Pierri, Procuradora do Ministério Público do Estado de São Paulo

Fórum de Residência Médica

Entre os dias 8 e 10 de julho aconteceu o Fórum de Residência Médica, na Faculdade de Medicina da USP. A presidente interina da Comissão Estadual de Residência Médica e conselheira do Cremesp, Maria do Patrocínio Tenório Nunes, ressaltou a importância do evento: “ao reunir os responsáveis pela aplicação, financiamento e ação dos programas de residência médica no Estado ampliamos a discussão, a partir de opiniões diversas, sobre os rumos e o aperfeiçoamento da política estadual de residência”. Também participou do Fórum o conselheiro do Cremesp Luiz Alberto Bacheschi, além de docentes, especialistas e representantes dos residentes.

Eventos e representações

Clóvis Constantino proferiu palestra  sobre o Ato Médico, durante a Semana Médica, realizada pela Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, dia 22 de junho.

João Ladislau Rosa e Marco Tadeu Moreira Moraes participaram de Julgamento Simulado no Hospital Ipiranga, dia 29 de junho.

Nas comemorações dos 75 anos da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santo André, dia 29 de junho, representou o Cremesp o conselheiro Rui Tanigawa.

Os conselheiros Reinaldo Ayer de Oliveira e Ieda Therezinha participaram, no Departamento de Pediatria da Unifesp, dia 30 de junho, de reunião sobre o Exame de Habilitação. Também participaram de mesa-redonda sobre o tema no dia 4 de julho, a convite do Centro Acadêmico Pereira Barreto da Unifesp-EPM.

Moacyr Perche participou de Curso de Capacitação para Comissão de Ética Médica da Unimed Leste Paulista , em São João da Boa Vista, dia 2 de julho.

A oficina de Trabalho sobre Módulo de Perícia Médica no INSS, no dia 5 de julho, contou com a  participação do conselheiro João Ladislau Rosa.

Durante o IV Encontro Nacional dos Corregedores e Funcionários do Setor de Processos dos Conselhos de Medicina, no dia 14 de julho, no CFM, participaram Krikor Boyaciyan e Ruy  Tanigawa.

Gabriel David Hushi proferiu palestra sobre Ética Médica, no dia 26 de julho,  dirigida ao corpo clínico do Hospital CEMA e aos médicos residentes.

Eleições

AMB e APM terão novas diretorias

No dia 31 de agosto acontecem as eleições da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Associação Paulista de Medicina (APM). Apenas uma chapa foi inscrita para concorrer às eleições da APM, que tem à frente o atual vice-presidente da entidade e conselheiro do Cremesp, Jorge Carlos Machado Curi (foto à esquerda).

Indicado por membros da diretoria da APM como candidato à presidência para o triênio 2005/2008, Curi recebeu manifestações de apoio das distritais da APM, das sociedades de especialidades e de diversas lideranças médicas do Estado de São Paulo.

“É uma grande honra e uma enorme responsabilidade. Só fico mais confortável pois já há alguns anos participo de um grupo cujo projeto principal é a unidade médica. Nosso objetivo é encontrar soluções para os problemas de saúde e para as questões pertinentes à valorização do médico e de seu trabalho. Teremos lutas muito importantes pela frente”, afirma Curi.

Nova gestão da AMB

Quanto à sucessão da AMB, também para o triênio 2005/2008, inúmeras entidades e lideranças médicas manifestaram apoio à indicação do atual presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral (foto ao lado), para substituir Eleuses Paiva, atual presidente da AMB.

“Ter sido indicado entre colegas tão qualificados não pode ser entendido como reconhecimento a uma pessoa, mas como sinal da generosidade de amigos e colegas com quem tenho tido o privilégio de conviver ao longo de tantos anos de intensa vida associativa.

Conheço bem as expectativas que têm os médicos sobre seu futuro, o que me faz sentir o peso da responsabilidade que cabe a presidência da Associação Médica Brasileira. Não são pequenas nem poucas as dificuldades que se apresentam em nosso caminho, mas, sem hesitação, lhes asseguro ilimitada dedicação e disposição para enfrentá-las”, destacou Amaral.

História/Simesp

Livro retrata 75 anos

Foi lançado em junho de 2005 o livro “Simesp, 75 anos de História”, que conta a trajetória do Sindicato dos Médicos de São Paulo. Fundado em 1929, por um pequeno grupo de médicos, tendo como primeiro presidente o médico legista e professor da Faculdade de Medicina de São Paulo, Flamínio Fávero, suas primeiras reuniões eram realizadas na Santa Casa de São Paulo e na Sociedade de Medicina e Cirurgia. Até 1946 o Simesp estava circunscrito na cidade de São Paulo, ano em que ampliou-se para Osasco, Vila Galvão e Guarulhos. Até 1968 funcionou nas dependências da Associação Paulista de Medicina, tornou-se estadual em 1970, mas em 1979, com a fundação do Sindicato dos Médicos de Taubaté, reduziu sua base territorial.

O livro conta a história do Movimento de Renovação Médica, no final dos anos 70; narra as grandes greves e mobilizações dos médicos em prol da categoria, da democratização do país e da saúde da população; descreve as campanhas e realizações da entidade; e traz depoimentos de ex-presidentes e ex-diretores : José Erivalder Guimarães de Oliveira, Cid Celio Carvalhaes (atual presidente do Simesp), Agrimeron Cavalcante da Costa, Elio Fiszbejn, Eurípedes Balsanufo Carvalho, Arlindo Chinaglia, Tito Cesar dos Santos Nery, Guiomar Silva Lopes, David Serson, Gastão Wagner de Sousa Campos, Julia Roland, Rodolpho Repullo Junior e Jamil Murad.

Legislativo

Médicos são contra profissão de optometrista

Em audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, no dia 22 de junho, representantes de entidades médicas manifestaram-se contra o Projeto de Lei 2783/03, do deputado Mário Assad Júnior (PL-MG), que regulamenta a profissão de óptico optometrista (especialista em medir a acuidade visual).

A audiência contou com a participação do presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Elisabeto Ribeiro Gonçalves; do primeiro-secretário do Conselho Federal de Medicina, Marco Antônio Becker; do professor da Universidade Federal de Goiás Marcos Pereira de Ávila; e do advogado do Conselho Brasileiro de Oftalmologia Flávio de Castro Winkler. Os convidados querem que o projeto seja rejeitado sob o argumento de que os optometristas não têm formação acadêmica suficiente para atender pacientes com deficiências visuais.


Este conteúdo teve 102 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 306 usuários on-line - 102
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.