PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Dia do Médico: emoção e carinho aos profissionais com mais de 50 anos de profissão


ENTREVISTA
Nosso convidado é Mário Tsuchiya, médico perito da Previdência Social e do IML


ATIVIDADES DO CREMESP
Recadastramento dos médicos paulistas: todos serão chamados até março de 2007


EXAME DO CREMESP 2006
Cremesp realiza, pelo segundo ano consecutivo, avaliação dos sextanistas de Medicina


DIA DO MÉDICO 1
Teatro Municipal foi palco de homenagem especial aos médicos com mais de 50 anos de profissão


DIA DO MÉDICO 2
Cremesp, APMs do ABC e Unimed/ABC homenageiam médicos da região em noite de gala


DIA DO MÉDICO 3
O Jornal do Cremesp mostra sonhos e desejos de médicos que amam sua profissão


ATUALIZAÇÃO
Estamos preparados, de fato, para "receber" a gripe aviária no país?


PREVIDÊNCIA
Aposentadoria: benefícios cada vez menores e serviços cada vez piores. Qual a saída?


ACONTECEU 1
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica


ACONTECEU 2
Confira as atividades de diretores e conselheiros em eventos ligados à Saúde


ALERTA ÉTICO
Esclareça suas dúvidas sobre quebra de sigilo profissional


GERAL
Os melhores destaques para o crescimento e atualização profissional estão reunidos aqui


HISTÓRIA
Confira a trajetória do HC da Unicamp, referência para mais de 5 milhões de habitantes da região


GALERIA DE FOTOS



Edição 230 - 10/2006

ACONTECEU 1

Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica


Homenagem no ABC


Presidente do Cremesp é homenageado pela Faculdade de Medicina do ABC, onde leciona

O presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, foi homenageado pela Congregação da Faculdade de Medicina do ABC por ser o primeiro professor da instituição a ocupar o cargo de presidente do Cremesp. O descerramento da placa, afixada no mural de honra da faculdade, ocorreu dia 6 de outubro, com a presença de diretores, professores e alunos da escola, representantes do Cremesp e da APM, autoridades da região, da esposa do homenageado, Lea, e dois de seus três filhos, Renata e Juliano. Desiré é professor da disciplina de Anestesiologia.

“Nos orgulha muito o fato de o doutor Desiré ocupar o cargo de presidente do Cremesp. Ele é o primeiro médico, professor de nossa escola, a ocupar este cargo e esperamos que não seja o único”, elogiou o diretor da faculdade, Luiz Henrique Camargo Paschoal, desafiando os muitos alunos presentes a serem os próximos a receberem uma placa de homenagem semelhante.

A secretária de Saúde de Santo André, Vânia Barbosa do Nascimento, destacou a trajetória de Desiré como médico do corpo clínico da prefeitura daquela cidade durante 25 anos: “sempre preocupado com a categoria médica e com a ética; é um grande amigo, um grande companheiro de jornada, sabe ouvir e acolher as críticas, transformando-as em boas ações”.

Bastante emocionado, Desiré agradeceu todos os presentes e afirmou: “aceito a homenagem não por vaidade pessoal, mas pelas duas instituições que represento, o Cremesp e a FMABC. Agradeço também as parcerias que temos feito e que certamente continuarão, independentemente de quem esteja no cargo de presidente do Conselho. Ocupá-lo é um trabalho árduo, mas é uma responsabilidade que muito nos honra”.

O Cremesp foi representado na cerimônia pelo conselheiro Eurípedes Balsanufo Carvalho e também pelos delegados regionais Airton Gomes, Jordano Gottardi Neto, Onésimo Duarte Ribeiro Jr. e Pedro Gregori. Estiveram presentes também o presidente da Câmara Municipal de Santo André, Luiz Zacarias; os presidentes das APMs José Roberto Espíndola Xavier (São Caetano do Sul) e Nadjanara Dorna Bueno (Santo André); o diretor da DIR-III, e ainda o representante da Curadoria da FMABC, Francisco Gago.

Hospital recebe certificação do CQH

O presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, representou o Conselho na solenidade de entrega do Certificado do Programa de Controle de Qualidade do Atendimento Médico-Hospitalar do CQH ao Hospital Mário Covas, em São Paulo, dia 17 de outubro. Da solenidade participaram também o presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Curi; o governardor Cláudio Lembo, Geraldo Reple Sobrinho, diretor do hospital; William Dib, prefeito de São Bernardo; e o deputado João Avamileno.

Simpósio de Perícia Médica


Jarbas Simas, Mário Tsuchiya, Desiré Callegari e Elizete Berchiol

O Cremesp reuniu, nos dias 22 e 23 de setembro, em sua sede, médicos peritos do Estado para a realização do I Simpósio de Perícia Médica Previdenciária de São Paulo, promovido pela Associação dos Médicos Peritos da Previdência Social de São Paulo (AMPPS-SP). O presidente do Conselho, Desiré Carlos Callegari; Mário Jorge Tsuchiya e Jarbas Simas, presidente e vice-presidente da AMPPS-SP, respectivamente, e Mário Mosca Filho, membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do Cremesp, fizeram a abertura oficial do simpósio. A gerente regional da Previdência Social do Estado de São Paulo, Elisete Berchiol, foi convidada por Callegari a compor a mesa. O evento superou as expectativas no número de participantes e abriu as portas para uma parceria oficial entre o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e o Cremesp. O tema central do encontro esteve relacionado aos Fundamentos em Perícia na Área de Psiquiatria.

Outros eventos da presidência

Participou do 2º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2006, juntamente com os conselheiros Luiz Alberto Bacheschi, Henrique Carlos Gonçalves, Rui Telles Pereira, João Ladislau Rosa, Renato Azevedo Junior, Henrique Liberato Salvador, Reinaldo Ayer de Oliveira, Bráulio Luna Filho, Luiz Carlos Aiex Alves, José Manoel Bombarda, Gabriel David Hushi e Marli Soares, em Manaus, de 13 a 15 de setembro.

Compareceu ao 3º Fórum de Responsabilidade Civil, Ética e Penal do Médico, na sede da APM, em São Paulo, dia 22 de setembro. Também participou da abertura do 1º Simpósio de Perícia Médica Previdenciária de São Paulo, na sede do Cremesp, no mesmo dia.

Participou da 40ª Jornada de Anestesiologia em São Pedro, de 29 de setembro a 1º de outubro, participando da abertura no dia 29 e no dia 1º proferiu palestra sobre Aspectos Éticos Legais na Anestesia para Cirurgia Plástica.

Dirigiu a homenagem aos médicos com 50 anos ou mais de serviços prestados à medicina, no Teatro Municipal, dia 17 de outubro, em São Paulo.

Esteve na inauguração da nova fase do Projeto Restauro e Modernização da Faculdade de Medicina da USP, na própria faculdade, em São Paulo, dia 18 de outubro.

Participou da festa em homenagem aos médicos  da região do ABC com 50 anos de serviços prestados à medicina, na cidade de São Caetano do Sul, dia 20 de outubro.

Compareceu, com Jarbas Simas à comemoração dos 50 anos do Sepaco - Serviço Social da Indústria do Papel, Papelão e Cortiça do Estado de São Paulo.


Este conteúdo teve 434 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 258 usuários on-line - 434
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior