PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A Saúde no Brasil. Como evitar os constantes "apagões" no setor?


ENTREVISTA
Antonio Carlos Lopes faz um RX da Residência Médica no país


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Exame para recém-formados em Medicina: é hora de começar a discussão sobre o ensino médico no país


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA
Módulos de Educação Médica Continuada agora podem ser acessados pela internet


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Acompanhe os temas abordados no Encontro Nacional dos CRMs, realizado em Brasília


MOVIMENTO MÉDICO
Oficinas de trabalho preparam questões para o próximo ENEM


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Encontrar respostas... este foi o maior desafio do II Congresso Paulista de Ética Médica


ATUALIZAÇÃO
Hepatite C: 3 a 4 milhões de brasileiros estão infectados


GERAL 1
Moacyr Scliar abrilhanta evento que homenageou as médicas do Estado


GERAL 2
Em destaque, a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Radiologia


ACONTECEU
Confira a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ALERTA ÉTICO
Dúvidas relacionadas ao plantão? Veja respostas a duas perguntas comuns...


GERAL 3
Financiamento p/o setor da Saúde é pauta de reunião na Câmara


HISTÓRIA
Complexo Hospitalar do Mandaqui: considerado um centro de formação médica


GALERIA DE FOTOS



Edição 236 - 04/2007

EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

Módulos de Educação Médica Continuada agora podem ser acessados pela internet



EDUCAÇÃO CONTINUADA

Programação chega a Araçatuba em seu 10º módulo

A cidade de Araçatuba, no oeste paulista, acolheu as palestras do 10º  Módulo do Programa de Educação Continuada do Cremesp, que se realizou nos dias 13 e 14 de abril, na sede regional da Associação Paulista de Medicina.

Para o conselheiro Renato Ferreira da Silva, coordenador do programa no Interior, e organizador do evento, “a cada módulo realizado, cresce mais a certeza sobre a importância da educação continuada”. Silva destacou o grande número de médicos experientes que compareceram às palestras, todos interessados na oportunidade de atualização. 

O evento apresentou os temas Atualização na Legislação Ética em Cirurgia e Anestesiologia (Renato Ferreira da Silva); Dengue (Irineu Luiz Maia); Dor Torácica Aguda (Enio José Vieira); Lombalgia (José Marques Filho); e Diagnóstico Precoce de Neoplasias Mais Comuns (José Altino).

Araraquara
O próximo módulo está marcado para 5 de maio, no auditório da Uniara, em Araraquara, com os temas: Momento Ético; Ética e Perícia Médica; Resolução 126; Dort Lombalgia e Incapacidade Laborativa; Diagnóstico Dimensional em Psiquiatria; e Dúvidas em Perícia Médica.

Capital
A partir dos dias 15 e 16 de junho, o Cremesp retomará o Programa de Educação Continuada na cidade de São Paulo, após um período de ênfase na realização desses eventos no Interior do Estado. Segundo o conselheiro José Henrique Vila, coordenador dos cursos na Capital, o próximo módulo abordará temas de Cardiologia. O programa consiste em aulas expositivas e painéis de debates, com temas de interesse dos profissionais, principalmente os generalistas e os que atuam em clínica médica, em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, prontos-socorros ou no programa Saúde da Família.

Veja módulos pela internet

Desde o mês de abril, os vídeos produzidos em parceria com a TV Unifesp e com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações de Campinas (CPqD) podem ser assistidos na tela do computador. São módulos de atualização profissional sobre vários temas de interesse, chegando até o colega de modo prático e moderno.

Os próximos programas que estarão disponíveis on line serão: Radiologia –  com o conselheiro André Scatigno Neto; Ética na Oftalmologia, com o conselheiro Adamo Lui Neto; Tuberculose, com o conselheiro Moacyr Perche; Distúrbios sexuais femininos, com o delegado José Carlos Riechelmann; Perdas Auditivas, com o delegado Arnaldo Guilherme; e Viroses na Infância, com o delegado Mário Santoro Júnior.

O acesso aos vídeos será por tempo limitado. Para que ele se torne permanente, o Cremesp avaliará o número de visitas a este novo canal. Acesse! E envie sua opinião a respeito pelo e-mail: asc@cremesp.org.br

Parceria com Federação das Santas Casas



Cursos de Educação Médica Continuada serão oferecidos pelo Cremesp em parceria com a Fehosp, Simesp e APM

“A formalização da parceria entre o Cremesp e a Federação das Santas Casas nos cursos de Educação Médica Continuada permitirá somar forças na defesa de interesses comuns e na solução de eventuais divergências dentro das instituições. Vamos disponibilizar recursos da Secretaria de Estado da Saúde para desenvolver cursos de interesse dos médicos e funcionários dos hospitais de beneficência”.

Assim José Reinaldo Oliveira, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, sintetizou o resultado do encontro promovido com os representantes do Cremesp, da Associação Paulista de Medicina (APM), do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e do Centro de Ciências Médicas da Santa Casa (Cealag), no dia 4 de abril, na sede da Federação.

Além da parceria, foi retomada a questão dos conflitos éticos existentes nas Santas Casas do interior do Estado, principalmente em Franca, São Sebastião, Ubatuba e São José dos Campos. “Tenho certeza de que a aproximação entre as entidades médicas e a Federação vai contribuir para mitigar esse problema”, afirmou Oliveira.

O Cremesp foi representado por seu presidente, Desiré Carlos Callegari, acompanhado pelos conselheiros Gilberto Scarazatti e Lavínio Nilton Camarim. Pelas entidades médicas estiveram presentes José da Silva Guedes, ex-secretário de Estado da Saúde, e Paulo Carrara, pelo Cealag;  Jorge Curi, presidente da APM e conselheiro do Cremesp; Cid Célio Carvalhaes, presidente do Simesp; Irmã Tereza Lorenzonni, do Hospital Santa Marcelina e tesoureira da Fehosp; Roberto Mele e a advogada Fabiana Machado Gomes, pela Fehosp.

A assinatura oficial do acordo de parceria entre as entidades ocorreu durante a plenária de conselheiros do Cremesp, no dia 24 de abril e contou com a presença de todos os representantes.

RECADASTRAMENTO

Após 30 de abril, procedimento será feito sem as facilidades da operação especial

Para melhor atender os médicos em recadastramento, o Cremesp manteve desde outubro de 2006 uma operação especial, com funcionários temporários e horários exclusivos de atendimento, tanto na sede como nas regionais. Essa estrutura será desmobilizada a partir de 2 de maio, mas os médicos ainda poderão recadastrar-se durante os horários normais nas Delegacias Regionais do Conselho no Interior e na Capital, e na sede central, à Rua da Consolação. Confira estes horários em Delegacias Regionais.

Cerca de 70 mil médicos haviam atualizado seus cadastros no Cremesp até meados de abril. O principal objetivo do recadastramento é evitar o crescimento da atuação de falsos médicos, como os 30 casos que chegaram ao conhecimento do Cremesp em 2006. Em 2005 foram registrados 17 casos e em 2004 foram 11 registros.

O recadastramento é obrigatório e o não-comparecimento caracteriza descumprimento da Resolução Cremesp 152/06, o que é considerado uma infração ética. Além disso, conforme o Parágrafo 2º da Resolução, após o período indicado para recadastramento, o Cremesp publicará edital informando a perda da validade das cédulas de identidade médica anteriormente emitidas.
 
Os médicos que se recadastrarem receberão uma nova carteira de identidade profissional, digitalizada e com códigos de barra, o que tornará o documento mais seguro, dificultando sua falsificação.

RECADASTRAMENTO


Este conteúdo teve 714 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 194 usuários on-line - 714
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior