Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 14-12-2018
    Mais Médicos
    Ministério da Saúde prorroga prrazo para apresentação dos médicos com registro profissional
  • 14-12-2018
    Expediente para o final de ano
    Cremesp alerta médicos e público em geral sobre horários de atendimento e prazos para obtenção de serviços
  • 14-12-2018
    Evento
    Futuro ministro da Saúde participa de encontro com Cremesp e representantes da Saúde
  • 12-12-2018
    Nota de pesar
    Medicina perde o professor Vicente Amato Neto
  • Notícias


    19-08-2018

    Ensino médico

    Exame do Cremesp 2018 teve a participação de 3.885 alunos e recém-formados em Medicina

    O Cremesp realizou a 14ª edição da prova anual para recém-formados e sextanistas de Medicina neste dia 19 de agosto de 2018 (domingo), contando com a participação de 3.885 alunos e recém-formados em Medicina (82,84% dos 4.690 inscritos). O número de inscrições foi recorde e representou 30% a mais em relação ao ano passado. Para o conselheiro e coordenador do Exame do Cremesp, Bráulio Luna Filho, esse desempenho foi resultado do reconhecimento que a avaliação alcançou desde 2015, quando passou a ser um dos critérios de acesso à residência médica e ao mercado de trabalho.

    O Exame do Cremesp aconteceu em dez cidades do Estado de São Paulo. A Capital registrou o maior número de participantes, com 1.675, seguida por Campinas (464); Ribeirão Preto (437); São José dos Campos (394); Taubaté (199); Presidente Prudente (181); Santos (156); Marília (146); São Carlos (122) e Botucatu (111). A maioria dos alunos que fez o Exame do Cremesp 2018 afirmou, em entrevista, que a prova foi adequada aos conhecimentos que o futuro médico deve ter e concordam com a obrigatoriedade de uma avaliação em nível nacional. 

    Os resultados das provas vêm melhorando gradualmente como consequência do trabalho do Conselho com as escolas médicas. "A experiência com a avaliação externa dos egressos de Medicina tem sido exitosa e por isso, agradeço às escolas e aos jovens médicos. Espero que essa ação continue e que se torne um exame nacional obrigatório, como descrito no projeto de lei nº 165/2017, que tramita no Senado", afirmou Bráulio Luna Filho, conselheiro e coordenador do Exame do Cremesp, que acompanhou o início das provas, na Capital. 

     

    O resultado das avaliações é confidencial e encaminhado a cada participante individualmente. As escolas recebem um relatório do desempenho de seus alunos por área de conhecimento – preservando-se a identidade dos mesmos –, para que possam ter subsídios para corrigir falhas ou aprimorar os cursos avaliados. Também recebem o documento os ministérios da Educação e da Saúde, o Conselho Federal de Medicina, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Ministério Público e os Conselhos Nacionais de Saúde e de Educação, entre outros órgãos.

    Simulado 2018
    Pelo segundo ano consecutivo, o Cremesp disponibilizou simulado online para os alunos do 6º ano de Medicina inscritos no Exame. O teste foi realizado em duas edições, nos períodos de 8 a 10 de junho e de 20 a 22 de julho, e contou com a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), instituição também responsável pela aplicação do Exame.

    A iniciativa visou estimular o preparo dos egressos de Medicina para a realização do Exame do Cremesp, auxiliando-os nas temáticas das questões e familiarizando-os com o modelo da prova e tipo de perguntas. 

    Histórico
    Prova anual, o Exame do Cremesp é aplicado desde 2005, por meio de teste cognitivo que abrange áreas essenciais da Medicina, cujo conhecimento é imprescindível para o bom exercício profissional. A prova é composta de 120 questões de múltipla escolha abrangendo proporcionalmente conteúdos de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas. 

     

    A participação na prova é facultativa e não está condicionada à obtenção do registro profissional, mas ganhou reconhecimento no mercado e em processos seletivos e residências médicas no Estado de São Paulo.

    Fotos: Osmar Bustos e Bruna Gabrielle

    Tags:

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 3938 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 139 usuários on-line - 3938
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior