PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Bráulio Luna Filho


ENTREVISTA (pág.4 a 9)
Roberto Cardoso


CRÔNICA (págs. 10 a 11)
Gregório Duvivier*


SOLIDARIEDADE (págs.12 a 15)
Saúde & países pobres


DEBATE (págs.16 a 21)
Transplante de fígado


HISTÓRIA DA MEDICINA (págs. 22 a 25)
Guido Arturo Palomba*


GIRAMUNDO (págs. 26 a 27)
Curiosidades & Novidades


PONTO.COM (págs. 28 a 29)
Informações do mundo digital


HOBBY (págs. 30 a 33)
Médicos escritores e blogueiros


CULTURA (págs. 34 a 38)
A cidade por outra visão


LIVRO DE CABECEIRA (pág. 39)
Arte & Ciência


+CULTURA (págs. 40 a 41)
Lazer & entretenimento


TURISMO (págs. 42 a 46)
África do Sul


CARTAS & NOTAS (pág. 47)
Leitores


FOTOPOESIA (pág. 48)
Sá de Miranda


GALERIA DE FOTOS


Edição 70 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2015

PONTO DE PARTIDA (pág.1)

Bráulio Luna Filho



Um remédio para combater a negligência


 

    Em pleno século 21, milhares de pessoas morrem no mundo   em decorrência de doenças cujos tratamentos não existem, são ineficazes ou não evoluíram nas últimas décadas. Genericamente são conhecidas como doenças negligenciadas pela agenda do complexo industrial farmacêutico, que movimenta bilhões de dólares anualmente. O principal escopo desse importante setor não é, primariamente, o desenvolvimento de produtos que protejam, recuperem a saúde das pessoas ou previnam o adoecimento. Não! A função primordial dessas grandes companhias, muitas delas corporações multinacionais, é o lucro. Nenhuma surpresa até aqui. Vivemos em um mundo de relações capitalistas e as empresas – a maioria com ações nas bolsas de valores – têm que prestar contas aos seus acionistas e, para elas, o lucro é mais importante que a vida de crianças e adultos em regiões longínquas da África, da Ásia e da América do Sul.

Como exemplos dessas doenças conhecidas há séculos e que afetam populações de várias latitudes, citamos a doença de Chagas, a malária, a esquistossomose e a dengue, para nos restringirmos àquelas mais notórias em nosso meio.

Ao lado do desinteresse das indústrias farmacêuticas temos, no mesmo diapasão, a omissão dos órgãos estatais que são, geralmente, grandes clientes das empresas de medicamentos e lhes garantem os mercados cativos de consumo de fármacos desenvolvidos para doenças mais comuns em outras regiões e de maior mercado para geração de lucro.

A omissão do Estado em relação às doenças negligenciadas fica estampada na reação imediata e mobilizadora que é capaz de engendrar quando ocorre a possibilidade de epidemia por uma doença até então inexistente em países de economia desenvolvida.

No Brasil, segundo dados da Fiocruz, de 1975 a 2004, somente 21 (1,3%) dos 1.556 novos medicamentos registrados foram desenvolvidos para esses males. Há, contudo, uma luz no fim do túnel, como você verá nesta edição da Ser Médico. Retratamos o excelente trabalho empreendido pela organização não governamental Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas (Drug for Neglected Disease Iniciative – DNDi), que desenvolve remédios para essas doenças a custo acessível para populações vulneráveis.

Isso é uma demonstração de que, para além das ferramentas capitalistas de mercado, cabe ao Estado garantir acesso à saúde de qualidade para todos, e prover meios para que doenças “negligenciadas” pela iniciativa privada não penalizem as pessoas pela omissão. Afinal, o maior reconhecimento das democracias modernas é que todos são iguais perante a Lei e cabe ao governo garantir essa condição. A vida e a saúde são bens maiores do ser humano e, nesse desiderato, não se admitem meias medidas.

 

Bráulio Luna Filho
Presidente do Cremesp

 


Este conteúdo teve 116 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 378 usuários on-line - 116
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.